Na busca da proteção à memória documental e histórica da Polícia Civil, os Agentes de Polícia Marcos Valverde e Bruno Garajau receberam dos servidores do 4º DP de Goiânia procedimentos policiais de grande valor histórico. Tal ação foi possível graça ao trabalho de análise e gerenciamento dos arquivos da unidade, elaborado pelo Delegado de Polícia Carlos Caetano Junior, pelos Escrivães de Polícia Alexandre de Souza Oliveira e Darli Ferreira da Hora e pelo Agente de Polícia Sebastião Guimarães Pereira.
Ao iniciar os trabalhos na unidade, os referidos servidores buscaram o apoio do Arquivo Geral para análise de temporalidade dos documentos e auxílio para guarda e descarte. Dentre os documentos históricos entregues a equipe está o procedimento policial instaurado no ano de 1981 que investigou o desaparecimento de Aparecida Fernanda Ribeiro, mais conhecida como Roberta Jamilly, o caso ficou conhecido nacionalmente juntamente com o do garoto “pedrinho”.
O trabalho realizado pelo 4º DP é um exemplo da importância da gestão correta do acervo documental das unidades, segundo o Delegado Carlos Caetano “é muito importante preservar a memória operacional e administrativa da Polícia Civil. Realizar a correta gestão documental e material é garantir a organização do próprio ambiente de trabalho”.
Marcos Valverde, chefe da Seção do Arquivo Geral, esclarece que as unidades da Polícia Civil devem realizar análise de seu acervo material e documental e, caso identifique qualquer objeto ou documento de caráter histórico, devem entrar em contato com o Arquivo, o qual enviará equipe para avaliação e recolhimento. Caso alguma unidade tenha dúvidas a respeito deste tema, procure o Arquivo Geral da Polícia Civil, por meio do telefone 62 32012721.