Fundada em 06 de Janeiro de 1978

UGOPOCI

UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS

Artigo escrito pela Datiloscopista Simone de Jesus é publicado na Revista Dilemas. Confira!

A Datiloscopista Policial Simone de Jesus, atualmente lotada no Instituto de Identificação da Polícia Civil, é uma das autoras do artigo “O Crime de Latrocínio na Cidade de Goiânia: Interações e Conflitos na Cena do Crime”,  publicado na Revista Dilemas, do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é uma das mais antigas e conceituadas das revistas dedicadas aos estudos sobre segurança e violência. É, atualmente, avaliada com a nota máxima do Qualis Capes (Conceito A2).

Neste artigo, os/as autores/as buscam compreender as interações na chamada “Cena do crime”. O foco é o processo de investigação policial e sua capacidade de esclarecimento de crimes.

Ao lado das estatísticas crescentes, há, por parte dos cidadãos amedrontados, uma profunda descrença quanto à capacidade do poder público em apurar as responsabilidades penais dos autores de crimes e aplicar as punições previstas em lei. Diante do entendimento de que as tarefas de investigação policial são fundamentais para que os crimes sejam elucidados e punidos, o foco deste estudo reside na compreensão das principais interações e conflitos entre os atores /instituições do sistema de justiça criminal.

Para tanto, toma como objeto de pesquisa as investigações pertinentes aos crimes de latrocínio do município de Goiânia no ano de 2017. O estudo busca entender, por meio da análise dos inquéritos e de entrevistas em profundidade, o modo como os profissionais que atuam nas diversas etapas do processo criminal concebem o sistema de investigação de latrocínio em Goiânia e como eles percebem sua própria atuação e a dos diferentes profissionais nesse processo.

SIMONE DE JESUS é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Goiás (UFG, Goiânia, Brasil), pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência e da Criminalidade (Necrivi) da UFG e da Escola Superior da Polícia Civil. Datiloscopista do Instituto de Identificação (II) da Polícia Civil do Estado de Goiás e vice-presidente da Associação dos Profissionais em Identificação do Estado de Goiás (Appego).

Clique no link e confira a íntegra do artigo:

Artigo: O crime de latrocínio em Goiânia

A UGOPOCI

Nascida de um ideal de aproximação da família policial, revivida de esforços coletivos e abnegada dedicação, criou-se a Associação da Polícia Civil…

A UGOPOCI
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nossos contatos
(62) 3225-4215
(62) 3225-4216
ugopoci@yahoo.com.br
End: Rua 66, nº 138, Centro – Goiânia – GO

2022 – UGOPOCI – CNPJ: 02.627.974/0001-25 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prime Tecnologias