Maria da Conceição, de 73 anos, recebeu o imunizante (Foto: Douglas Schinatto).

A vacinação contra a Covid-19 foi oficialmente iniciada em Goiás na tarde desta segunda-feira (18). A primeira vacinada do Estado é uma mulher negra, Maria da Conceição, de 73 anos, moradora de um abrigo de idosos de Anápolis. O governador Ronaldo Caiado (DEM), que é médico, aplicou a vacina.

Antes de receber o imunizante, Maria da Conceição disse que estava ansiosa e que quer dar força para todos para salvar vidas. Ex-cozinheira, faxineira e varredora de rua, Maria disse que o dia era de grande alegria e que quer vacina para todos.

Caiado comemorou, mas disse que o momento é de espírito público  para manter as regras de distanciamento. O governador lembrou que  Goiás tem 65% da ocupação de leitos e que há necessidade de controlar os casos.

“Sentimento forte de gratidão a Anápolis, merecedora do gesto por ter recebido os brasileiros repatriados”, disse o prefeito Roberto Naves (PP) ao lembrar dos repatriados de Wuhan, da China, em fevereiro do ano passado.

As primeiras 183 mil doses da vacina Coronavac, desenvolvidas pelo Instituto Butantan, chegaram ao Estado pela manhã. Na primeira fase, a imunização irá atender aos profissionais da saúde, indígenas e idosos institucionalizados com mais de 60 anos, ou seja, aqueles que vivem em abrigos, além de demais idosos acima de 75 anos.

O governador e a comitiva seguem para Goiânia, onde uma técnica de enfermagem que trabalha no Hospital de Campanha desde março de 2020 será a primeira a ser vacinada na capital.