A plataforma online ‘Não Perturbe’, criada pelas empresas de telecomunicações para que os consumidores possam bloquear chamadas indesejadas de telemarketing, começou a vigorar ontem. Em poucas horas, 328 mil pessoas já haviam se cadastrado e foram feitas 247 mil solicitações de bloqueio. Mas muita gente não sabe que o Procon Goiás já conta com uma plataforma semelhante, mas que permite um bloqueio mais amplo, do telemarketing de todas empresas.

A ‘Não Perturbe’ foi criada por solicitação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e possui uma lista com as oito principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Os clientes que se cadastrarem e forem incluídos nesse grupo não poderão receber ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga.

Estudos de mercado estimam que um terço das ligações indesejadas no Brasil são para oferecer serviços de telecomunicações. Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ela pode ligar para o número 1331 e reclamar. A empresa pode ser advertida e multada em até R$ 50 milhões. A agência também determinou que as áreas técnicas estudem medidas para combater as ligações mudas e realizadas por robôs.

A nova plataforma permite incluir e excluir números de uma ou mais operadoras. Mas o Procon Goiás já conta com uma plataforma que permite um bloqueio mais amplo, que também inclui chamadas de telemarketing das demais empresas, ou seja, o equivalente a dois terços das ligações indesejadas.

O superintendente do órgão, Wellington de Bessa, lembra que este cadastro estadual inviabiliza todas as ligações de telemarketing que partem, por exemplo, de instituições financeiras e do comércio em geral. Nele, o consumidor pode incluir até três números fixos ou móveis de sua propriedade. “A empresa terá até 30 dias para deixar de fazer as ligações. Se desrespeitar, será fiscalizada e autuada”, alerta. Até agora, 33.915 consumidores já se cadastraram na plataforma. “De 2014 para cá, tivemos apenas oito reclamações sobre empresas que desrespeitaram”, diz.

O Brasil tem 266 milhões de clientes de telefonia fixa e móvel. A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que representa as empresas do setor, informou que a nova plataforma teve, em média, 13 mil acessos simultâneos ontem, com pico superior a 40 mil acessos na parte da manhã. Segundo a Telebrasil, a iniciativa surgiu do diálogo entre as prestadoras e a Anatel para respeitar a vontade do usuário, demonstrando o comprometimento em desenvolver iniciativas para aprimorar a utilização dos serviços de telecomunicações.

A costureira Ângela Pinheiro de Lima reclama que as operadoras ligam sempre para oferecer produtos e serviços, mas não resolvem os problemas técnicos quando o cliente liga pra elas. “Recebo ligações todos os dias. Já pensei até em entrar na Justiça contra essas empresas.

Fonte/foto: https://www.opopular.com.br/noticias/economia/com-servi%C3%A7o-ainda-mais-amplo-que-nova-plataforma-procon-goi%C3%A1s-j%C3%A1-bloqueou-33-mil-n%C3%BAmeros-1.1843746