Fundada em 06 de Janeiro de 1978

UGOPOCI

UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS

Coronel Ricardo Rocha é liberado para atividades de rua e funções de comando da PM-GO

A Justiça Federal em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, revogou nesta quarta-feira (26) a medida cautelar que suspendia o ex-subcomandante da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), coronel Ricardo Rocha, das atividades policiais nas ruas e das funções de comando. A decisão foi tomada depois de uma manifestação do Ministério Público Federal (MPF), favorável ao investigado.

Na decisão, o juiz Eduardo Luiz Rocha Cubas atendeu aos pedidos da defesa e justificou: “Entendo que o requerente logrou êxito em demonstrar que não subsistem os fundamentos que autorizaram o deferimento da cautelar de afastamento do cargo”.

Na época, o pedido de afastamento alegava a recusa de informantes em colaborar com as investigações por receio de que Rocha usasse o cargo, o segundo mais alto na hierarquia da PM, para intimidar testemunhas. A decisão de afastar o subcomandante foi emitida no dia 3 de abril de 2018.

Arma

Na medida revogada foi especificado que, além de afastado, o oficial não deveria ter direito a porte de arma ou uso de viatura. Rocha também não poderia assumir qualquer função de comando dentro da PM.

O pedido foi feito pela Polícia Federal, que investiga os crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver de Pedro Nunes da Silva Neto e Cleiton Rodrigues, em Alvorada do Norte, em 2010. O coronel é investigado nesse contexto pela Operação Sexto Mandamento, por supostamente ter liderado um grupo de extermínio no Estado.

No dia 10 de julho, Rocha foi remanejado para o Comando de Apoio Logístico e de Tecnologia da Informação (Calti), onde permanecia até esta quarta-feira. “Esta revogação confirma que houve uma grande injustiça para com o coronel Ricardo Rocha”, afirmou o tenente coronel Geraldo Pascoal, assessor interino de comunicação da PM.

Ricardo Rocha também é ex-comandante do policiamento da capital. Ao assumir o CPC, em fevereiro de 2012, ele negou as acusações em entrevista ao POPULAR. “Nunca existiu grupo de extermínio”, afirmou.

Fonte: O Popular

Autor: Dayrel Godinho é estagiário do convênio GJC e PUC-GO.



A UGOPOCI

Nascida de um ideal de aproximação da família policial, revivida de esforços coletivos e abnegada dedicação, criou-se a Associação da Polícia Civil…

A UGOPOCI
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nossos contatos
(62) 3225-4215
(62) 3225-4216
ugopoci@yahoo.com.br
End: Rua 66, nº 138, Centro – Goiânia – GO

2022 – UGOPOCI – CNPJ: 02.627.974/0001-25 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prime Tecnologias