N O T C I A S
14/12/2009 - 12:07:39 - Nota de Repúdio

A União Goiana dos Policiais Civis – UGOPOCI, vem, a público, formalizar, veemente repúdio contra a conduta profissional dos policiais militares Sidney Vitor Caminhas – 1º SGT/PM e Clausmar Pires do Prado – SD/PM, lotados na 17ª Companhia Independente de Bela Vista de Goiás – GO, em desfavor do policial civil Dimas Ferreira Rios.

 

Consta no boletim de ocorrência interna de nº 003/2009, registrada no 2º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia, narrado por volta das 03h00 do dia 13 de dezembro de 2009, que o policial civil Dimas Ferreira Rios e Rosane Caetano do Nascimento em diligências no sentido de apurar tráfico de drogas que estaria ocorrendo durante uma festa na paróquia principal da Cidade de Bela Vista de Goiás foram de forma covarde e desqualificada, abordados pelos policiais militares acima descritos. De acordo com o agente de policia Dimas, o mesmo observou que determinada pessoa, freqüentadora da festa, estava comercializando drogas, oportunidade em que cumprindo o seu dever fez a abordagem ao tal elemento no corredor de saída do salão, a fim de apreender a droga e encaminhar o traficante para ser autuado em flagrante. Que no momento da abordagem chegaram dois policiais militares que sem dizer nada o dominaram pelas costas dando um golpe tipo “gravata”, sendo que o outro agarrou a sua mão tentando tomar-lhe a arma, quando então houve um disparo acidental. Que os policiais militares o jogaram no chão, pisaram no seu pescoço, tomaram-lhe a arma, o algemaram, e apesar de ter se identificado como policial civil foi arrastado até o camburão da polícia militar, não tendo, portanto, nenhuma chance para o diálogo. Que sofreu escoriações nos punhos, no joelho e na região da cabeça. Que tudo foi presenciado pela agente de policia Rosane Caetano do Nascimento que naquele momento gritava aos policiais militares que ambos eram policiais civis. Entretanto, três seguranças da festa, dois homens e uma mulher partiram para cima dela, tentando tomar-lhe a arma, mas sem êxito. Que o policial Dimas foi levado algemado no porta-malas da viatura da policia militar até a Delegacia de Bela Vista e em seguida foi encaminhado até a Central de Flagrantes do 2º DP/Aparecida de Goiânia onde foi apresentado a autoridade policial Bel. Ailton Rosa da Cunha.

 

Diante da narrativa em curso, os diretores da União Goiana dos Policiais Civis – UGOPOCI manifestam repúdio às ações isoladas destes policiais militares, encaminha ofício a Diretoria Geral da Polícia Civil cobrando providências na apuração dos fatos e apresentam irrestrita solidariedade aos policiais civis Dimas Ferreira Rios e Rosane Caetano do Nascimento.

 

 

União Goiana dos Policiais Civis

Diretoria

 

Fonte: UGOPOCI, em 14.12.09