Ipasgo terá primeira clínica para mulheres e crianças em Aparecida de Goiânia

O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) terá em funcionamento uma unidade voltada para o atendimento de mulheres e crianças usuárias do plano de saúde a partir deste sábado (5). Instalada no Setor Serra Dourada III, em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, ela será a primeira sob o modelo Ipasgo Clínicas no Estado e deve contar com atendimento de urgência e emergência 24 horas na área pediátrica. O intuito, segundo o Ipasgo, é descentralizar os atendimentos da rede e atender às demandas locais.

No centro médico, que será inaugurado às 9 horas, atenderão profissionais de quatro especialidades voltadas para o referido público-alvo. São elas: pediatria, clínica médica, ginecologia e mastologia. Além dos atendimentos ambulatoriais, exames voltados para a saúde da mulher, como mamografia e ultrassonografia, dentre outros, serão realizados na própria unidade, como explica o presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes. “A ideia é que tudo seja resolvido na própria unidade”, afirma.

Fernandes explica que, para definir as especialidades que serão direcionadas para a Ipasgo Clínicas, o Instituto buscou identificar as áreas de maior demanda e menor oferta existentes atualmente. “Estamos procurando sanar essas deficiências.”

No atendimento de urgência e emergência na pediatria, que será 24 horas, atuarão 53 médicos, que se alternarão em regime de plantão. A expectativa do Ipasgo é de que a unidade alcance cerca de 1 mil atendimentos durante o primeiro mês de funcionamento, incluindo os ambulatoriais.

Segundo Fernandes, trata-se de uma mudança de perfil no atendimento do Ipasgo. O intuito, segundo explica, é iniciar a implantação da atenção primária de saúde na rede e estimular atendimentos de prevenção. “Queremos deixar de ser procurados apenas na hora em que o paciente está doente e passar a promover saúde, trabalhando com prevenção”, explica.

A experiência com a unidade de Aparecida de Goiânia será a primeira. Há a intenção de, no futuro, replicar os resultados obtidos para outros municípios do Estado. “A ideia é descentralizar o serviço, tirando (a concentração) de Goiânia e levando para lugares mais distantes. A primeira unidade terá os testes necessários para melhorar a dinâmica e replicar em todo o Estado, de acordo com as demandas de cada local”, esclarece Fernandes.

O destino da expansão ainda está em estudo, de acordo com o presidente do Ipasgo, mas já foi identificada a carência existente na Região Norte de Goiás e no Entorno do Distrito Federal. “A prioridade é ir para lugares que têm menos assistência”, resume o secretário.

Pronto atendimento para mulheres e crianças

Unidade da Ipasgo Clínicas no Setor Serra Dourada III, em Aparecida de Goiânia, será a primeira voltada para usuários do plano de saúde no cidade. Veja detalhes:

Especialidades:

Pediatria

Clínica geral

Ginecologia

Mastologia

Profissionais de saúde:

53 pediatras (atendimento será em escalas de plantões)

3 ginecologistas

1 mastologista

1 clínico geral

1 angiologista

1 radiologista

8 técnicos de enfermagem

5 enfermeiros

Tipos de exames:

Laboratoriais

Ultrassonografia

Raio-x

Mamografia

Estrutura física:
Farmácia

Sala de triagem

Sala de reanimação/estabilização

Posto de enfermagem

Sala de sutura

Sala de mamografia

Sala de ultrassom

Sala de raio-x

Três consultórios

Área total: 541 m²

Onde:
Avenida Independência, Qd. 08, Lt. 03, Setor Serra Dourada III, Aparecida de Goiânia (GO).

Foto: André Costa

Fonte: Jornal O Popular

Link: https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/ipasgo-ter%C3%A1-primeira-cl%C3%ADnica-para-mulheres-e-crian%C3%A7as-em-aparecida-de-goi%C3%A2nia-1.1901330



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *