A Secretaria da Fazenda de Goiás (Sefaz) anunciou, nesta quarta-feira (26), que os motoristas do Estado irão pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2019 com redução média de 3,2%.

De acordo com a pasta, o motivo da queda no preço é a desvalorização dos veículos decorrente do período entre 2017 e 2018.

A tabela de cobrança do imposto, feita pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), será divulgada às 10h desta quinta-feira (27), em entrevista coletiva na Sala de Reuniões do complexo fazendário, no setor Nova Vila, em Goiânia. Explicações sobre o calendário de pagamento de 2019, que vai de janeiro até novembro, e os casos de redução dos impostos de 50% para veículos populares (carros com potência 1000 e motocicletas 125 cilindradas) sem multas e atrasos, e de 5% a 10% para contribuintes participantes do programa Nota Fiscal Goiana também serão apresentadas no evento.

Estima-se que a frota goiana que é tributada esteja atualmente na faixa de três milhões de veículos.

Pagamento

Em novembro, a Sefaz e Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) afirmaram que o IPVA continuará sendo pago nos moldes deste ano: em três parcelas ou parcela única, dependendo do número final da placa do veículo.

A pasta também garantiu que não haverá mudanças na alíquota do imposto para o próximo ano

Confira abaixo a tabela com o calendário de pagamento do IPVA para 2019 em Goiás: