O ladrão de caminhonetes e carros de luxo André Daher Elias, 30 anos, foi preso na tarde deste sábado (21/9) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma rodovia em Uberlândia, Minas Gerais, por volta do meio dia. Daher foi detido após ser parado em uma blitz. Ele estava em um carro de passeio com a namorada. O ladrão estava foragido desde junho deste ano. Na ocasião, ele fugiu poucas horas depois de progredir para o regime semiaberto, tendo rompido a tornozeleira eletrônica.

Após ser parado pela PRF, Daher apresentou o nome de outra pessoa. Ao ser solicitada a sua documentação, ele ficou muito nervoso e, por fim, os policiais descobriram que se tratava do ladrão de caminhonetes. No momento, ele está com a Polícia Civil, em Uberlândia.

Advogado de Daher, Gilles Gomes afirma que foi informado da prisão de Daher por familiares do homem. Gomes diz que pedirá que o cliente seja transferido para o Presídio Especial de Planaltina ou para alguma penitenciária federal. Segundo ele, Daher corre risco de vida, caso fique no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, em Goiás.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou em nota que ainda não recebeu informações oficiais sobre a possível prisão de Daher Elias. “Após as devidas notificações  serão tomadas as providências cabíveis e previstas em lei”, pontuou. No Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), a prisão ainda consta em aberta.

Na época que fugiu, o condenado afirmou que foi agredido por agentes prisionais antes de ser transferido do regime fechado para o semiaberto, mas não aceitou ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito ou dizer onde a agressão teria acontecido. Na ocasião, a defesa de Daher disse que ele foi agredido e ameaçado de morte quando deixava a Penitenciária Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia.

Em seguida, segundo o advogado Gilles Gomes, quando saía da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico, no Setor Bueno, em Goiânia, depois de colocar a tornozeleira, ele teria sido perseguido por um veículo. Depois da instalação do dispositivo, ele deveria voltar para dormir na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, no Complexo Prisional, até que arrumasse um emprego. No entanto, ao sair da Central, segundo defesa, o carro de Daher teria começado a ser perseguido por uma caminhonete com dois homens.

Veja o histórico de André Daher

Fevereiro de 2007
Então com 17 anos, é autuado por direção perigosa em Pirenópolis.

Maio de 2008
É preso pela primeira vez, por receptação, no 4º Distrito Policial de Goiânia.

Novembro de 2010
Preso em flagrante por tráfico de drogas, mas foge da prisão no mesmo ano.

Março de 2011
Liderava quadrilha que roubava carros, quando o grupo rendeu quatro policiais militares e roubou o armamento deles, no Setor Village Santa Rita, em Goiânia.

Abril de 2011
No mês seguinte, foi preso no Rio de Janeiro, riu e fez cara de deboche na delegacia.

Dezembro de 2011
Transferido para cumprir pena em Goiás.

Março de 2014
Foge mais uma vez da prisão.

Abril de 2014
André é preso em flagrante com carro roubado na Avenida 85, em Goiânia. Na ação, ele chega a ser baleado.

Dezembro de 2016
André foi para o regime semiaberto, mas não chegou a ter permissão para sair durante o dia da unidade e permaneceu encarcerado 24 horas.

Começo de 2017
Após novo julgamento e aumento de pena, voltou para o regime fechado

Fevereiro de 2018
Operação Cooptação descobre que Daher organizava o roubo de carros e camionetes de dentro da cadeia, com o auxílio da namorada, que estava do lado de fora.

Junho de 2019
Ganha direito de cumprir a pena no regime semiaberto e foge no mesmo dia.

Foto: Divulgação/PM

Fonte: Jornal O Popular

Link: https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/ladr%C3%A3o-de-carros-de-goi%C3%A1s-andr%C3%A9-daher-%C3%A9-preso-em-uberl%C3%A2ndia-1.1892167