Fundada em 06 de Janeiro de 1978

UGOPOCI

UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS

Loja de Goiânia é suspeita de vender peças de veículos roubados na internet

A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) prendeu nesta quinta-feira (18) o proprietário e dois funcionários da Tesouro Imports, loja de peças de veículos, localizada no Jardim Ana Lúcia, Região Oeste de Goiânia. No local, a polícia encontrou peças de quatro veículos roubados ou furtados, sendo um deles, do Rio de Janeiro. Walisson Ramos de Brito, de 27 anos, proprietário do estabelecimento, também estaria revendendo peças de carros roubados pela internet, por meio de um site de comércio. Os três estão detidos temporariamente por cinco dias e vão responder por receptação qualificada e podem pegar de três a oito anos de prisão. O termo qualificada é, segundo a PC, um agravante pois além de estar em posse de mercadorias de origem de crime, os homens as comercializavam.

A fiscalização começou por volta de 8h30 e os dois funcionários que estavam na loja no momento foram detidos: Wellington Jordan Oliveira de Faria, de 28 anos, e Iago Rafael de Souza Barbosa, de 23. O dono da loja foi preso em casa, no Jardim Leblon, em Goiânia. Responsável pela investigação, o delegado-adjunto da DERFRVA, José Antônio de Podestá afirmou que o proprietário sabia da origem ilegal das peças e provavelmente os funcionários também. Durante apresentação à imprensa, os presos foram indagados sobre as suspeitas, mas ficaram em silêncio. Wellington já cumpriu pena por tráfico de drogas.

“Realizamos quatro mandados de busca e apreensão e nesta loja em questão encontramos peças de quatro veículos com restrição de furto e roubo. Foram apreendidas diversas portas, tetos e também kits multimídias. Junto com outras peças, este kit permite o rastreamento e foi o que aconteceu com o carro roubado no Rio de Janeiro cujas peças estavam no estabelecimento comercial, um Jeep Renegade”, explica o delegado. Os outros veículos identificados foram dois Hyundai HB20 e um segundo Jeep que havia sido furtado há dez dias na capital.

Podestá afirma que as peças da loja eram vendidas na internet e enviadas para todo o País. Ele faz o alerta para os compradores. O delegado explica que, pela Lei do Desmanche já é possível identificar as lojas que possuem cadastro e peças catalogadas. Esta é a garantia de que a mercadoria comprada não é de um veículo roubado. “As investigações continuam para descobrir quem roubava as peças. Nossa orientação para quem compra é que comprem peças em lojas credenciadas junto ao Detran. A fiscalização das lojas somente pode ser feita pelo Detran que confere a regularidade documental, por exemplo. Mas nosso trabalho continua com o objetivo de prender não só quem revende, mas também quem rouba os veículos”, finaliza.

Região é alvo de duas operações em uma semana

A operação realizadanesta quinta-feira pela Polícia Civil (PC) é a segunda em menos de uma semana que visa a fiscalização do comércio de peças de veículos em Goiânia. Na última quinta-feira (11), uma operação, denominada Fidúcia também prendeu o proprietário e outros três funcionários. A loja está localizada na Vila Canaã, na mesma região da operação desta quinta-feira e, na ocasião, foram localizadas peças de um Prisma, roubado em Goiânia e também foi recuperado um veículo Hyundai I-30 que havia sido roubado em Brasília, ambos nos dois últimos meses. Segundo a Polícia Civil, os funcionários também roubavam peças da loja e revendiam a terceiros.

O proprietário do local, Roberto Pereira Maciel, de 40 anos, já possuía passagem por receptação e um dos funcionários, Mateus Vasconcelos das Chagas, de 22 anos, possui antecedentes por tentativa de roubo. Os outros dois funcionários da loja da Vila Canaã detidos foram identificados como Winston José dos Reis, de 30 anos, e Luis Carlos Moreira da Silva Oliveira, de 20 anos. Eles devem responder pelos crimes de associação criminosa e receptação qualificada, agravada pelo comércio das peças. Se somadas, as penas podem ultrapassar os 10 anos. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos suspeitos.

Em nota, o Detran de Goiás informou que trabalha para publicar a Força Tarefa da Lei do Desmanche em Goiás o mais rápido possível. Quando isso ocorrer, os estabelecimentos poderão ser fechados caso estejam irregulares. “O Detran não tem autonomia para fechar o estabelecimento, a autarquia credencia empresas prestadoras dos serviços de desmanche veicular, e vai participar na fiscalização após publicação da força tarefa”.

Lei do Desmanche

Quatro anos depois de Lei do Desmanche (federal) e mais de dois anos após a Lei do Desmonte 12.262 (estadual), o credenciamento de lojas que desmancham carros e revendem peças, que poderiam evitar as irregularidades, ainda caminha devagar. Em Goiás, 23 lojas estão credenciadas para atividades de desmontagem de veículos e 97 para comércio de peças recuperadas, embora haja cerca de mil empresas do setor no Estado, sendo algo próximo de 700 só na capital. Agora, uma força tarefa foi firmada entre Detran, Polícia Civil e Polícia Militar (PM) para fiscalizar estabelecimentos que poderão, inclusive, ser fechados. A publicação, segundo o Detran, acontecerá em breve no Diário Oficial do Estado para que os trabalhos tenham início.

Homem preso com caminhonete roubada na Cidade Vera Cruz

Na madrugada desta quinta-feira, um homem de 42 anos foi preso por desmanche de veículo e encaminhado à Central de Flagrantes. Proprietário de uma loja de peças no Bairro Nossa Senhora de Fátima, ele foi encontrado em posse de uma caminhonete que havia sido roubada no Setor Cidade Vera Cruz, em Aparecida de Goiânia. A prisão não integrou a operação da delegacia especializada da Polícia Civil e aconteceu após uma denúncia à Polícia Militar.

Fonte: O Popular



A UGOPOCI

Nascida de um ideal de aproximação da família policial, revivida de esforços coletivos e abnegada dedicação, criou-se a Associação da Polícia Civil…

A UGOPOCI
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nossos contatos
(62) 3225-4215
(62) 3225-4216
ugopoci@yahoo.com.br
End: Rua 66, nº 138, Centro – Goiânia – GO

2022 – UGOPOCI – CNPJ: 02.627.974/0001-25 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prime Tecnologias