Fundada em 06 de Janeiro de 1978

UGOPOCI

UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS

Mulheres que se sintam ameaçadas podem fazer denúncias por um botão no celular

A partir de hoje qualquer mulher que se sinta ameaçada conta com mais uma ferramenta para buscar ajuda. O aplicativo Goiás Seguro passa a funcionar com um botão específico para registro de fatos com esta natureza. Ao abrir o canal, o solicitante poderá gerar uma ocorrência, registrar pedido de uma viatura policial para atender a situação e conversar com um atendente do centro de operações da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO).

Titular da SSP-GO, Rodney Miranda diz que a pasta tem buscado várias frentes para redução deste tipo de crime. “Nosso público para este aplicativo são as mulheres que infelizmente ainda são vítimas pelo fato de serem mulheres. Queremos diminuir o tempo de resposta e inibir a atuação desses autores que ainda acreditam na impunidade. Com a ajuda da população, a viatura poderá chegar mais rápido. Queremos mais agilidade neste tipo de atendimento”, diz.

O último Atlas da Violência coloca o Brasil no quinto lugar mundial com maior número de feminicídios, mesma posição de Goiás em relação ao restante do País. O dado foi divulgado em junho pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “A sociedade não admite mais esta situação e precisamos mostrar isso na prática. Como outras pessoas também poderão acionar a polícia, contamos com o apoio de toda sociedade”, reforça.

O aplicativo já está disponível para ser baixado gratuitamente em smartphones Android e iOS. A coordenadora técnica da gerência de inovação da SSP-GO, Mariana Marques diz que o primeiro passo a ser realizado é um cadastro com dados pessoais como nome completo, e-mail, telefone e data de nascimento. Depois de concluída esta parte, as possibilidades de acesso são disponibilizadas. A primeira opção, em cor diferente dos demais serviços, está o Alerta Maria da Penha. Ao clicar nesta opção, a pessoa é direcionada para falar com um atendente por um chat.

Neste chat, o solicitante, que pode ser homem ou mulher, deverá informar a situação e fornecer as informações requisitadas pelo atendente. Se for necessário, o responsável pela ocorrência enviará uma viatura para checar a denúncia, por exemplo. Nesta conversa será possível enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos. As informações são anexadas no registro da ocorrência e um número é gerado e disponibilizado ao final da conversa.

Miranda ressalta que quando a viatura é encaminhada para o local informado pelo solicitante, um ícone no aplicativo permite acompanhar em tempo real o deslocamento do veículo até a ocorrência. “Este carro pode ser, em alguns casos, a salvação desta mulher, que sofreu violência. Entendemos que este aplicativo vem para colaborar na redução do tempo de atendimento, seja para atender esta vítima quanto para prender o autor”, disse o secretário.

Foto: Fábio Lima

Fonte: Jornal O Popular

Link: https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/mulheres-que-se-sintam-amea%C3%A7adas-podem-fazer-den%C3%BAncias-por-um-bot%C3%A3o-no-celular-1.1936884



A UGOPOCI

Nascida de um ideal de aproximação da família policial, revivida de esforços coletivos e abnegada dedicação, criou-se a Associação da Polícia Civil…

A UGOPOCI
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nossos contatos
(62) 3225-4215
(62) 3225-4216
ugopoci@yahoo.com.br
End: Rua 66, nº 138, Centro – Goiânia – GO

2022 – UGOPOCI – CNPJ: 02.627.974/0001-25 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prime Tecnologias