Fundada em 06 de Janeiro de 1978

UGOPOCI

UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS

Operação Lex Dominus prende 41 pessoas de célula de facção criminosa

Em operação integrada, por meio do compartilhamento de informações, a Polícia Civil de Goiás – através da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) -, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) deflagraram nessa quinta-feira (22) a Operação Lex Dominus. A operação é resultado de uma investigação que durou seis meses e desmantelou uma célula da facção criminosa Comando Vermelho (CV) instalada em 13 cidades do estado, com núcleo em Itaberaí e ramificações em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Cidade de Goiás, Itapuranga, Aruanã, Jaraguá, Mossâmedes, Mozarlândia, Anápolis, Abadia de Goiás e Edeia.

A organização praticava crimes como roubo, tráfico de drogas, homicídio e tráfico de armas. Uma parte importante da investigação apurou e prendeu dois envolvidos (Estella Mendanha de Oliveira e Wallysson Cristino Gonçalves Amorim) que faziam a movimentação financeira do caixa da facção criminosa para Ihago Roberto Mendonça e Marcus Vinicius Cardoso Espíndola, também presos na operação. Ihago é tido como um dos principais chefes da organização criminosa, que orquestrava ações como roubo de veículos, tráfico e homicídios, sobretudo em Itaberaí, de dentro da cadeia. Além disso, ele recrutava pessoas para efetuar as ações delitivas na cidade. Por este motivo, a maioria dos mandados expedidos (27) foram contra investigados que moram em Itaberaí, sendo que 4 deles já estavam presos. Ihago encontra-se recolhido no núcleo de custódia da Penitenciária Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia. 

Foram apreendidos durante a operação drogas, celulares, quatro armas, dinheiro e os cadernos de controle de batismo e contabilidade de drogas do Comando Vermelho.

Foram expedidos pelo Poder Judiciário, ao todo, 47 mandados de prisão cautelar e 50 mandados de busca e apreensão para cumprimento contra os membros da organização criminosa. O balanço da operação terminou com o cumprimento de 41 dos 47 mandados de prisão. Dos 41 investigados detidos, 10 já estavam presos nas cadeias do estado. Por este motivo, foram feitas buscas e cumpridos mandados de prisão dentro de cadeias, o que teve o apoio operacional da Administração Penitenciária.

A operação mobilizou cerca de 400 policiais das forças de segurança pública. Lex Dominus foi o nome escolhido para batizar a operação, que na expressão em latim significa “Império da Lei”.

Fonte/foto: PCGO

A UGOPOCI

Nascida de um ideal de aproximação da família policial, revivida de esforços coletivos e abnegada dedicação, criou-se a Associação da Polícia Civil…

A UGOPOCI
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nossos contatos
(62) 3225-4215
(62) 3225-4216
ugopoci@yahoo.com.br
End: Rua 66, nº 138, Centro – Goiânia – GO

2022 – UGOPOCI – CNPJ: 02.627.974/0001-25 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prime Tecnologias