Fundada em 06 de Janeiro de 1978

UGOPOCI

UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS

Pandemia libera 1,4 mil para prisão domiciliar em Goiás

Mais de 1,4 mil presos que estavam nos regimes aberto e semiaberto em Goiás foram para cumprimento em prisão domiciliar por causa da pandemia de Covid-19. O número é da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e não inclui outros regimes, como o fechado. A medida segue recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como forma de prevenção da disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) nos presídios brasileiros.

Como O POPULAR mostrou na quinta-feira (23), o coronavírus tem avançado mais rapidamente entre os presos que entre a população em liberdade. Isso ocorre por causa da lotação das celas, falta de equipamentos de segurança (como máscara) e de locais mais adequados para o isolamento dos doentes.

Entre o dia 1º e o dia 22 de julho, o número de resultados positivos para a Covid-19 nos presídios goianos saltou 101%, de 185 para 372. No Estado, a alta foi de 90% no mesmo período, indo de 24,9 mil para 47,5 mil.

Para a juíza Telma Aparecida Alves, da 1ª Vara da Execução Penal, a velocidade da contaminação nas unidades prisionais é “muito inferior” à verificada entre a população em geral. Ela cita que, até o dia 15 de julho, Goiás era o 25º Estado em número de casos nos presídios.

Responsável pelo regime fechado do complexo de Aparecida de Goiânia, que abrange a Penitenciária Odenir Guimarães (POG), o Núcleo de Custódia e o Presídio Feminino Consuelo Nasser, a juíza diz que antecipou o livramento ou a progressão para o regime semiaberto de 264 presos. “Analisamos caso a caso”, explica. Sete presos foram para o regime domiciliar. “São pessoas com saúde muito debilitada e com doenças pré-existentes. Antes de pegar o coronavírus, demos o domiciliar”, diz Telma Aparecida Naves.

A juíza, que coordena o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, determinou ao governo do Estado a formação de uma equipe de saúde para acompanhar a situação. A equipe, porém, ainda não foi formada.

Fonte: Jornal O Popular



A UGOPOCI

Nascida de um ideal de aproximação da família policial, revivida de esforços coletivos e abnegada dedicação, criou-se a Associação da Polícia Civil…

A UGOPOCI
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nossos contatos
(62) 3225-4215
(62) 3225-4216
ugopoci@yahoo.com.br
End: Rua 66, nº 138, Centro – Goiânia – GO

2022 – UGOPOCI – CNPJ: 02.627.974/0001-25 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prime Tecnologias