Fundada em 06 de Janeiro de 1978

UGOPOCI

UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS

Polícia Militar de Goiás ganha sua primeira médica coronel

Foto: Divulgação/Jornal O Popular

Médica e agora coronel da Polícia Militar de Goiás (PMGO), Mara Sandra Naves do Amaral é uma mulher de sorriso aberto. Ainda surpresa com a repercussão de sua promoção na carreira militar, ela diz que nunca imaginou que isso pudesse ocorrer e sorriu muito quando falou ao POPULAR no intervalo entre o consultório privado e suas funções junto à corporação. “É fantástico. Estou muito feliz por ser promovida e reconhecida por isso, não apenas por ser mulher, mas também pelo meu trabalho como médica.”

Ela já inscreveu seu nome num cenário pioneiro. Mara Sandra é a primeira médica a chegar à patente de coronel na PMGO. A notícia de sua promoção foi muito festejada nas redes sociais e em seu círculo pessoal e profissional. Ela reconhece seu papel desbravador e torce para que num futuro próximo outras integrantes dos quadros de saúde da corporação atinjam o patamar, o último degrau que o oficial pode alcançar. “É uma conquista não somente para mim, mas para todas as mulheres. Tenho consciência da sociedade machista em que vivemos.”

A agora coronel da PM chegou ao posto após 30 anos de serviços. Mesmo com tempo suficiente para se aposentar, decidiu permanecer na ativa, segundo ela “por ser aliada do atual governo e atendendo apelos do hoje comandante geral, Renato Brum, e do governador Ronaldo Caiado”. “Eles me pediram para continuar me dedicando ao Hospital da Polícia Militar (HPM) e levar novas ideias”, conta. Hoje, a médica é diretora técnica e chefe dos serviços médicos da unidade, diretora técnica e curadora da Fundação Tiradentes, instituição que presta assistência ao efetivo da PMGO e a seus familiares.

A promoção ocorreu por mérito. “Temos uma carreira militar e, dependendo da patente pode ser por tempo ou merecimento. Neste momento eu era a primeira da fila.” Ela ressalta que para chegar a coronel é preciso ter o merecimento aprovado por todos da instituição e pelo governador. Mara Sandra lembra que há outras mulheres que vêm ocupando espaço no oficialato da PMGO, “mas, sem dúvida, ainda não somos a maioria.”

Ela reconhece que a PMGO é vista como uma instituição machista, mas, pessoalmente, nunca sentiu nenhum obstáculo. “Em nossa sociedade a mulher ganha menos e não é valorizada, mas em 30 anos dentro da corporação não posso dizer que isso ocorreu. Lógico que não sou a maioria, que passa por essa situação. Sempre fui muito respeitada, talvez por atender mulheres e filhas de oficiais por ser médica ginecologista e obstetra.”

Mara Sandra é a quarta mulher na ativa a receber a patente de coronel na PMGO. “Estou chamando a atenção por ser médica militar na ativa. Provavelmente virão outras, mas não muitas nos próximos anos, porque a maioria é homem que me segue na fila de promoções”, diz.

Fonte: Jornal O Popular



A UGOPOCI

Nascida de um ideal de aproximação da família policial, revivida de esforços coletivos e abnegada dedicação, criou-se a Associação da Polícia Civil…

A UGOPOCI
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nossos contatos
(62) 3225-4215
(62) 3225-4216
ugopoci@yahoo.com.br
End: Rua 66, nº 138, Centro – Goiânia – GO

2022 – UGOPOCI – CNPJ: 02.627.974/0001-25 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prime Tecnologias