Fundada em 06 de Janeiro de 1978

UGOPOCI

UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS

Polícia pede arquivamento de inquérito sobre desvio de dinheiro e escutas ilegais contra secretário de Segurança Pública de Goiás

A Polícia Civil pediu, nesta quinta-feira (25), o arquivamento de inquérito sobre desvio de dinheiro e escutas ilegais contra o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda. A corporação recomendou ao Poder Judiciário que o caso seja arquivado por falta de provas.

As denúncias feitas contra ele constam em um áudio que circulou pelas redes sociais, de autoria de Jorge Caiado, primo do governador Ronaldo Caiado (DEM). Ele não ocupa nenhum cargo na administração estadual.

Nas mensagens, Jorge acusava o secretário de ter desviado R$ 1 milhão do Corpo de Bombeiros e solicitado grampos telefônicos irregulares.

Ao G1, Jorge Caiado disse que não vai se manifestar sobre o assunto.

Miranda, que tirou férias para se afastar do cargo no decorrer das investigações – e agora retorna ao cargo – admitiu ter ficado “chateado e incomodado” com as acusações, mas agora se disse “feliz” com o resultado. Já o governador afirmou que o inquérito é um “assunto encerrado”.

O anúncio do pedido de arquivamento foi feito pelo delegado-geral da Polícia Civil, Odair José Soares. Em pronunciamento, ele afirmou que durante as investigações, todos os envolvidos foram ouvidos, inclusive Miranda. Três delegados da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) coordenaram as oitivas.

Soares ressaltou que Jorge não apresentou “nenhum elemento ou mínimo indício indicativo dos crimes” citados por ele no áudio. Disse ainda que, sobre os supostos valores desviados do Corpo de Bombeiros, “apenas ouviu comentários” sobre a questão.

A polícia também ouviu o atual comandante dos bombeiros e seu antecessor, os quais também disseram desconhecer qualquer ato ilícito na instituição. Com os fatos apresentados, a conclusão foi no sentido do arquivamento.

“Diante dos resultados das diligências, foi consenso dos três delegados coordenadores da investigação de não haver mais elementos indicativos, pelo menos nesses dois tipos penais, peculato e interceptação ilegal, de modo que entenderam por bem remeter os autos ao Judiciário com sugestão clara de arquivamento”, disse o delegado-geral.

‘Nunca me senti suspeito’

Em seguida, o secretário se pronunciou sobre as denúncias. Disse que sua gestão à frente da secretaria sempre teve compromisso com o combate à corrupção e ao crime organizado. Por isso, confidenciou ter ficado chateado com as denúncias, classificadas por ele como “inverídicas”.

“Eu fique incomodado, logicamente, com a veiculação dessas informações inverídicas, mas absolutamente tranquilo de todo o meu procedimento não só aqui em Goiás, mas também nos meus quase 40 anos de serviço público”, destacou.

“Eu nunca fui acusado de nenhum tipo de desvio, ato de corrupção ou qualquer ato desse gênero. Logicamente que fiquei incomodado e chateado, mas confiante na apuração da Polícia Civil”, completou.

Ele disse que o governador “nunca questionou” sua conduta e que ele próprio tomou a iniciativa de se afastar do cargo temporariamente para não haver ilações sobre qualquer tipo de interferência dele.

“Nunca me senti suspeito ou acusado. O maior interesse na elucidação desses fatos era meu porque quem quem sofreu com isso foi minha família e meus amigos”, acrescentou.

Outros dois inquéritos em que Rodney é vítima seguem em tramitação. Eles apuram crime cibernético na divulgação de fake news e a participação de servidores no vazamento de mensagens telefônicas particulares.

Foto: Divulgação

Fonte: G1 Goiás



A UGOPOCI

Nascida de um ideal de aproximação da família policial, revivida de esforços coletivos e abnegada dedicação, criou-se a Associação da Polícia Civil…

A UGOPOCI
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nossos contatos
(62) 3225-4215
(62) 3225-4216
ugopoci@yahoo.com.br
End: Rua 66, nº 138, Centro – Goiânia – GO

2022 – UGOPOCI – CNPJ: 02.627.974/0001-25 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prime Tecnologias