Fundada em 06 de Janeiro de 1978

UGOPOCI

UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS

RG único: Goiás deve ser 1º estado com nova carteira de identidade

RG único pode chegar primeiro ao estado de Goiás (Imagem: Tv BrasilGov/ YouTube)

O estado de Goiás se antecipou sua parceria com o governo federal, e deve ser a 1ª unidade da federação (UF) no país a oferecer o RG único, aprovado na última terça-feira (23) por meio de um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Moradores poderão acessar seus dados registrados na Polícia Civil para se identificarem usando o aplicativo Gov.br.

Publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira (24), o acordo do Ministério da Economia com as secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP-GO) e de Desenvolvimento e Inovação (SEDI-GO) de Goiás é a razão pela qual o RG único provavelmente chegará primeiro ao estado. O termo de cooperação técnica prevê a integração da base de dados do Registro Geral ao Gov.br.

Outros estados brasileiros têm até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às medidas para emitir a nova carteira de identidade única. O RG único tem validade nacional e usa o CPF para reconhecimento.

O termo de cooperação permite que órgãos goianos tenham acesso à API do Gov.br para disponibilizar serviços públicos por meio do app oficial do governo federal. A empresa responsável por estabelecer as conexões via API é a certificadora digital Valid.

Antes de emitir o RG único, Goiás aguarda a definição do novo padrão de QR Code, fornecida pela Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (Cefic). Essa mudança deve chegar nas próximas semanas, autorizando a criação do documento pelo instituto de identificação.

O QR Code trará informações de autenticação do documento e vai ficar no verso do RG único. Todo e qualquer serviço público que migre para o Gov.br deve obedecer aos princípios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

RG único vai ficar guardado na carteira do Gov.br

O novo documento ficará disponível no app do Gov.br, na seção de carteira, onde ficam guardados o CPF e a Carteira Digital de Trânsito. Goianos já contam com a plataforma oficial do governo para acessar 90 serviços estaduais, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), saneamento básico a nível estadual e do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, disse em comunicado: “Com as etapas que já trilhamos na transformação digital do governo brasileiro, agora podemos avançar na identificação segura da população, de forma ágil e fácil. É um dos serviços mais importantes que temos a entregar sob a ótica não só do cidadão, mas do poder público e da iniciativa privada.”

Já Ilson Bressan, diretor geral da Valid ID, ramo de identificação da empresa, disse ao Mobile Time que há uma expectativa alta em torno do novo documento, o que acelera o processo dos institutos de identificação para adotar a emissão.

“Neste caso, a data limite é um alvo a ser vencido. A nova carteira de identidade nacional traz muitas vantagens, como a padronização e a interoperabilidade”, completou Bressan.

Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2022/02/28/rg-unico-goias-deve-ser-1o-estado-com-nova-carteira-de-identidade/



A UGOPOCI

Nascida de um ideal de aproximação da família policial, revivida de esforços coletivos e abnegada dedicação, criou-se a Associação da Polícia Civil…

A UGOPOCI
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nossos contatos
(62) 3225-4215
(62) 3225-4216
ugopoci@yahoo.com.br
End: Rua 66, nº 138, Centro – Goiânia – GO

2022 – UGOPOCI – CNPJ: 02.627.974/0001-25 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prime Tecnologias