Ronaldo Caiado (DEM) tomou posse na manhã desta terça-feira, 1° de janeiro, e é o novo governador do Estado de Goiás. A cerimônia na sede da Assembleia Legislativa de Goiás também deu posse ao novo vice-governador do Estado, Lincoln Tejota (PROS).

Em seu primeiro discurso como governador de Goiás, Caiado disse que seu governo terá tolerância zero com a corrupção. “Considero este o momento mais desafiador da minha carreira política. Quero dizer que sempre honrei o voto dos goianos. Nunca decepcionei ou desonrei o mandato que vocês me deram, cinco vezes como deputado federal, como senador e agora como governador”, disse.

“Foi uma campanha difícil, mas o que nós notamos foi exatamente que o povo goiano resolveu reagir. Em todo Estado, de norte a sul, de leste a oeste, uma única palavra: mudança. Sou um homem otimista que conheço o estado de Goiás nosso povo e nossa gente, conheço sua capacidade de dar a volta por cima, com a ajuda de um governo transparente, honesto e com tolerância zero com a corrupção”, disse sob aplausos.

A sessão de compromisso e de posse foi comandada pelo presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB) e teve a participação dos demais parlamentares e autoridades do Estado. No plenário Getulino Artiaga, discursaram os deputados Talles Barreto (PSDB), pela oposição, e José Nelto (Podemos) pela situação.

Oposição

Barreto, que discursou primeiro, defendeu o legado do chamado tempo novo, período em que o estado foi comandado pelo grupo político do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e seus sucessores Alcides Rodrigues (PRP), hoje eleito deputado federal pelo grupo de Caiado, e José Eliton (PSDB).

“Novo governo terá boas condições de realizar uma boa administração. Serviços públicos funcionam e a economia de Goiás emite sinal consistente de forte retomada do crescimento. Goiás é hoje estado muito melhor para viver trabalhar e empreender. A gestão que começa hoje tem dever de manter as conquistas obrigação de entregar estado melhor e maior do que recebeu”, disse.

O deputado tucano chegou a ser interrompido diversas vezes ao longo do discurso por vaias e protestos de espectadores que assistiam a cerimônia das galerias.

Base

Pela situação, José Nelto fez duras críticas ao ex-governador Marconi Perillo, especialmente por conta da situação financeira do Estado. “Há tempo para tudo e o tempo para a máscara do tempo novo cair chegou […] Com o governo Caiado acaba a era das trevas, é o fim do caos na educação, na saúde, na segurança pública”, citou.

Depois de empossados, o governador e o vice seguem para o Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, para a cerimônia da passagem da faixa. Neste evento são esperados novo discurso de Caiado, bem como do vice Lincoln Tejota e uma fala de despedida do agora ex-governador José Eliton (PSDB).

Bolsonaro

Após as solenidades, Caiado embarca para Brasília, onde participará da cerimônia de posse de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente da República.

Ronaldo Caiado, de 69 anos, foi eleito em 1° turno nas eleições de outubro de 2018, com 59,73% dos votos. Eleito senador por Goiás em 2014, ele deixa no cargo o suplente Luiz Carlos do Carmo (MDB). Antes de compor a bancada goiana no Senado, Caiado também foi deputado federal por cinco mandatos.

Fonte: O Popular