Artigos UGOPOCI

Serviço Público - 19/03/2008

A coordenação nacional de servidores públicos da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) está convidando a categoria a debater, nos dias 29 e 30 de março, em Brasília, na sede da CTB, "o papel do servidor publico para o fortalecimento do Estado e desenvolvimento de dociedade justa e igualitária: organização, desafios, problemas, tática de ação no setor".

Leia abaixo a íntegra do convite.
 
A coordenação nacional de servidores públicos da CTB se reunirá para discutir a organização da CTB junto aos servidores públicos, bem como o papel do servidor publico para o fortalecimento do Estado e desenvolvimento de Sociedade justa e igualitária: organização, desafios, problemas, tática de ação no setor.
 
O momento atual se configura por grandes transformações onde os fenômenos da globalização e das novas tecnologias da informação na era do conhecimento tem produzido mudanças substanciais no mundo do trabalho.
 
Estas mudanças no mundo do trabalho exigem do trabalhador um conhecimento maior e mais complexo, alto domínio da tecnologia, maior compreensão das relações de espaço e tempo, novas atribuições, novos conhecimentos específicos, com maior precariedade, com maior mobilidade, exigindo trabalhadores (as) com múltiplas competências e com múltiplas qualificações, capaz de gerir situações de grupo e de se adaptar a situações novas, seja na esfera privada ou na espera pública.
 
No entanto, estas transformações têm afetado sobremaneira o setor público, dada a falta de política governamental para o serviço público e seus trabalhadores, o que tem rebatido diretamente na qualidade do serviço público prestado à população usuária destes serviços.
 
É neste contexto que a CTB aprofunda o debate sobre o Estado, o serviço publico e o papel dos servidores, tendo por princípio a busca de um novo modelo de relações entre Estado/população, Estado/serviço público e Estado/trabalhadores públicos, baseado em instituições de caráter democrático, com a mais ampla participação dos trabalhadores, que garanta a liberdade e a participação do povo, e que assegure o respeito às leis e aos direitos dos cidadãos e garanta as conquistas dos trabalhadores.
 
Este Estado deve ser o indutor do desenvolvimento com crescimento sustentado, através de políticas públicas, executadas por trabalhadores públicos concursados e capacitados que se sintam co-participes de todo o processo, indo desde a elaboração, passando pela sua execução, chegando até a sua avaliação.
 
Para dar inicio a esta discussão será realizada, nos dias 29 e 30 de março de 2008, em Brasília, na sede da CTB, reunião do coletivo nacional de servidores públicos da CTB, para traçar um plano de atuação para este importante debate.
 
Fátima dos Reis
Coordenadora nacional dos servidores públicos da CTB. Fonte: Sítio CTB