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DROGAS - 01/02/2009

Jornal Opção - Manchete - De: 1º A 7º DE FEVEREIRO 2009
 


Advento de lei que aboliu pena de reclusão para uso é apontado como principal motivo de incidência. Criminosos estariam migrando de outros delitos para o tráfico

HÉL­MI­TON PRA­TE­A­DO

De­le­ga­do Izaí­as Pi­nhei­ro de Araú­jo, ti­tu­lar da De­narc-GO: "Os cri­mi­no­sos es­tão mais ri­cos e po­de­ro­sos, além de ocor­rer uma mi­gra­ção de ou­tras áre­as do cri­me pa­ra o trá­fi­co"
As apre­en­sões de dro­gas em Go­i­ás ti­ve­ram um au­men­to de 200 por cen­to nos úl­ti­mos dois anos e es­sa es­ta­tís­ti­ca ten­de a cres­cer. A afir­ma­ção é de dois es­pe­cia­lis­tas em com­ba­te ao trá­fi­co de en­tor­pe­cen­tes que cri­ti­cam ve­e­men­te­men­te a con­cep­ção da lei que dei­xa de pu­nir com pri­são o usu­á­rio de tó­xi­cos.

Em agos­to de 2006 en­trou em vi­gor a Lei 11.343 que ins­ti­tu­iu o Sis­te­ma Na­ci­o­nal de Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas so­bre Dro­gas — Sis­nad. Em li­nhas ge­ra­is, co­mo fi­cou des­cri­to no tex­to ex­pli­ca­ti­vo da lei, es­sa nor­ma­ti­va se pres­ta a pres­cre­ver "me­di­das pa­ra pre­ven­ção do uso in­de­vi­do, aten­ção e rein­ser­ção so­ci­al de usu­á­rios e de­pen­den­tes de dro­gas; es­ta­be­le­ce nor­mas pa­ra re­pres­são à pro­du­ção não au­to­ri­za­da e ao trá­fi­co ilí­ci­to de dro­gas".

Pa­ra o pro­mo­tor de Jus­ti­ça Geib­son Re­zen­de a for­ma da lei é per­fei­ta, o úni­co e cru­ci­al equí­vo­co foi aca­bar com a apli­ca­ção da pe­na de re­clu­são pa­ra quem é clas­si­fi­ca­do co­mo usu­á­rio de dro­gas. "Os le­gis­la­do­res não ti­ve­ram co­ra­gem su­fi­ci­en­te pa­ra des­cri­mi­na­li­zar de fa­to e de di­rei­to o uso de dro­gas e fi­ca­ram no meio do ca­mi­nho en­tre pu­nir e li­be­rar de vez o uso e re­gu­la­men­tar a ven­da. O efei­to dis­so é ex­tre­ma­men­te ne­fas­to pa­ra a so­ci­e­da­de, que ain­da não sa­be co­mo li­dar com es­se as­sun­to", co­men­ta Geib­son.

An­tes de en­trar em vi­gor, a no­va nor­ma pas­sou por dis­cus­sões ho­mé­ri­cas na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos e no Se­na­do até ter seu tex­to fi­nal­men­te apro­va­do e ir à san­ção pre­si­den­ci­al. Pa­ra quem es­tá na li­nha de fren­te da apli­ca­ção da lei e do com­ba­te à cri­mi­na­li­da­de bas­ta­ria que um só con­gres­sis­ta ti­ves­se fre­quen­ta­do uma de­le­ga­cia ou um Jui­za­do Es­pe­ci­al Cri­mi­nal pa­ra que o tex­to da lei fos­se mo­di­fi­ca­do com­ple­ta­men­te.

À una­ni­mi­da­de pro­fis­si­o­nais que atuam nes­sa área con­si­de­ram que o fa­to de a lei di­zer que usu­á­rio de dro­ga é pro­ble­ma de sa­ú­de pú­bli­ca e que não de­ve­rá ser pre­so, au­men­tou o con­su­mo, que fez au­men­tar o trá­fi­co e que por sua vez au­men­tou o nú­me­ro de cri­mi­no­sos que atuam nes­se ra­mo, pul­ve­ri­zan­do as aten­ções da po­lí­cia. Há me­nos de uma dé­ca­da po­li­ci­ais que atuam no com­ba­te a en­tor­pe­cen­tes ti­nham de man­ter vi­gi­lân­cia so­bre du­as ou pou­co mais de­ze­nas de cri­mi­no­sos. Ho­je o nú­me­ro de ban­di­dos que atuam na ven­da e dis­tri­bui­ção de dro­gas na Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na de Go­i­â­nia pas­sa de 200 e a po­lí­cia não con­se­guiu avan­çar nes­sa mes­ma pro­por­ção em nú­me­ro de agen­tes e de­le­ga­dos pa­ra man­ter o com­ba­te.

Um de­le­ga­do da Po­lí­cia Fe­de­ral que co­nhe­ce com pro­pri­e­da­de o as­sun­to in­for­mou que o con­su­mo au­men­tou de for­ma ex­po­nen­cial o po­der dos tra­fi­can­tes que ga­nham mui­to mais di­nhei­ro ago­ra e que por is­to po­dem cor­rom­per au­to­ri­da­des e pa­gar ad­vo­ga­dos mais qua­li­fi­ca­dos pa­ra atu­ar em sua de­fe­sa e de seus pro­te­gi­dos.

Des­pre­pa­ro — Es­se mes­mo de­le­ga­do da PF clas­si­fi­ca co­mo ir­res­pon­sa­bi­li­da­de his­tó­ri­ca a vi­gên­cia da no­va lei. Ele ex­pli­ca que o Es­ta­do não es­tá pre­pa­ra­do pa­ra as­su­mir sua fun­ção de tra­tar co­mo ques­tão de sa­ú­­de pú­bli­ca o in­di­ví­duo que é pre­so com pos­se de sub­stân­cia en­tor­pe­cen­te pa­ra uso pró­prio. "O ci­da­dão usu­á­rio pre­ci­sa­ria ser en­ca­mi­nha­do a um es­ta­be­le­ci­men­to ca­paz de tra­tá-lo, o que não exis­te e que o Es­ta­do não dis­po­ni­bi­li­za".

An­tes da des­pe­na­li­za­ção de­ve­ria ter si­do pre­pa­ra­do uma am­pla ba­se de pre­ven­ção e edu­ca­ção pa­ra com­ba­ter o uso de dro­gas. Na prá­ti­ca, di­zer que usu­á­rio não vai pa­ra a ca­deia ser­viu pa­ra fa­zer crer a quem já apre­sen­ta­va pro­pen­são ao cri­me pa­ra que en­tras­se nes­sa sen­da sem qual­quer pre­o­cu­pa­ção.

Se há con­su­mo, há mer­ca­do e no mes­mo di­a­pa­são exis­tem mer­ca­do­res pa­ra es­se ti­po de pro­du­to. As con­di­ções so­ci­ais e eco­nô­mi­cas do Bra­sil tam­bém dão sua pres­ti­mo­sa con­tri­bui­ção pa­ra con­ver­gir tu­do o que há de ru­im e que per­mi­ta o pro­gres­so do ma­ca­bro co­mér­cio de dro­gas. Um in­di­ví­duo que pre­ci­se tra­ba­lhar um mês in­tei­ro pa­ra ga­nhar um sa­lá­rio mí­ni­mo, com to­dos os des­con­tos le­gais e o es­for­ço que pre­ci­sa fa­zer di­a­ria­men­te pa­ra ga­nhar ho­nes­ta­men­te seu pa­ga­men­to sen­ti­rá for­te atra­ção pa­ra ir pa­ra o cri­me.

A equa­ção é sim­ples: um car­re­ga­dor de pe­que­nas por­ções de dro­gas — em ge­ral ma­co­nha, mer­la ou crack — co­nhe­ci­do co­mo mu­la, ga­nha até R$ 500 por se­ma­na, ou uma mé­dia de R$ 2.000 por mês. É mais de qua­tro ve­zes o que ele ga­nha­ria tra­ba­lhan­do com car­tei­ra as­si­na­da e es­pe­ran­do pa­ra re­ce­ber no fi­nal do mês.

Igual­men­te um tra­fi­can­te tem à sua fren­te uma pos­si­bi­li­da­de de ga­nhar mais di­nhei­ro cor­ren­do um ris­co mui­to me­nor com­pran­do quan­ti­da­des fá­ceis de car­re­gar. Is­to tem pro­vo­ca­do um fe­nô­me­no iné­di­to na prá­ti­ca de cri­mes no Bra­sil, co­mo ex­pli­ca o ti­tu­lar da De­le­ga­cia Es­ta­du­al de Re­pres­são a Nar­có­ti­cos em Go­i­ás (De­narc), de­le­ga­do Izaí­as Araú­jo Pi­nhei­ro.

A Po­lí­cia Ci­vil iden­ti­fi­cou nos úl­ti­mos anos uma mi­gra­ção de cri­mi­no­sos de ou­tras áre­as pa­ra o trá­fi­co de dro­gas. Por exem­plo, um in­di­ví­duo que era es­pe­cia­li­za­do em as­sal­to a ban­co ou ou­tros cri­mes con­tra o pa­tri­mô­nio, to­dos mais vi­o­len­tos que o trá­fi­co, pas­sou a pra­ti­car a ven­da de dro­gas. Em um as­sal­to a pos­si­bi­li­da­de de tro­car ti­ros e de mor­rer du­ran­te uma per­se­gui­ção é mui­to gran­de.

As­sim, um cri­mi­no­so po­de au­fe­rir um lu­cro su­pe­ri­or com o trá­fi­co. Com car­ro fur­ta­do e le­va­do até a Bo­lí­via — cu­ja fron­tei­ra fi­ca dis­tan­te de Go­i­ás pou­co mais de um dia de vi­a­gem — pode tro­cá-lo por 10 qui­los de pas­ta-ba­se de co­ca­í­na. Em sua vi­a­gem de vol­ta ele po­de vir de ôni­bus e com um pou­co de sor­te di­fi­cil­men­te se­rá apa­nha­do. Se­gun­do da­dos da De­narc so­men­te 10 por cen­to dos tra­fi­can­tes que vol­tam da fron­tei­ra com dro­gas são pre­sos. En­tão, 90 por cen­to das car­gas che­gam ao seu des­ti­no.

Com um qui­lo de pas­ta ba­se o tra­fi­can­te con­se­gue pre­pa­rar, com al­guns adi­ti­vos, ou­tros cin­co qui­los. Des­sa for­ma os 10 qui­los ini­ci­ais vi­ram 50 qui­los, o que em di­nhei­ro apu­ra­do no fi­nal das con­tas da­rá uma mé­dia de R$ 50 mil de lu­cro pa­ra o tra­fi­can­te. É quan­tia con­si­de­ra­vel­men­te su­pe­ri­or a ou­tras prá­ti­cas cri­mi­no­sas co­mo as­sal­to, rou­bo e se­qües­tro.

Pa­ra o de­le­ga­do Izaí­as a des­pe­na­li­za­ção foi um in­cen­ti­vo sem pre­ce­den­tes pa­ra quem já ti­nha pro­pen­são ao cri­me e o apa­ra­to po­li­ci­al de­ve se re­ci­clar cons­tan­te­men­te pa­ra com­ba­ter o fe­nô­me­no. Co­mo uma des­gra­ça nun­ca vem so­zi­nha, mas sim acom­pa­nha­da de ou­tra, a su­ces­são de pro­ble­mas é im­pen­sá­vel.

O fe­nô­me­no que tem acom­pa­nha­do a evo­lu­ção do trá­fi­co é o en­vol­vi­men­to de fa­mí­lias in­tei­ras no trá­fi­co. Em Go­i­â­nia, no fi­nal do ano pas­sa­do, um ca­so foi em­ble­má­ti­co. O pai, tra­fi­can­te, foi mor­to por ri­vais de ou­tra bo­ca-de-fu­mo. A mãe as­su­miu os ne­gó­ci­os e pou­co tem­po de­pois tam­bém foi as­sas­si­na­da. O fi­lho de 12 anos se tor­nou o do­no da bo­ca e pou­cas se­ma­nas após foi mor­to a ti­ros na Ave­ni­da Go­i­ás-Nor­te na fren­te de tes­te­mu­nhas.

Avan­ços e de­sa­cer­tos

"Is­to que é a gran­de pra­ga da so­ci­e­da­de: ter em seu fa­vor uma bu­ro­cra­cia im­be­cil", sen­ten­cia o de­le­ga­do Izaí­as. Ele ex­pli­ca que as re­cen­tes lam­ban­ças en­vol­ven­do dis­pu­tas na mí­dia e na Jus­ti­ça por cau­sa de in­ter­cep­ta­ções te­le­fô­ni­cas fez com que ju­í­zes se tor­nas­sem mais aris­cos às con­ces­sões de au­to­ri­za­ção pa­ra gram­pos te­le­fô­ni­cos.

Se­gun­do o ti­tu­lar da De­narc o ce­lu­lar pré-pa­go é a prin­ci­pal fer­ra­men­ta pa­ra um tra­fi­can­te e quan­do a po­lí­cia pe­de au­to­ri­za­ção pa­ra mo­ni­to­rar su­as li­ga­ções a Jus­ti­ça em­pa­ta o ser­vi­ço por mais de uma se­ma­na. É pra­zo mais que su­fi­ci­en­te pa­ra que ele se des­fa­ça da­que­le nú­me­ro que te­ria de ser in­ter­cep­ta­do e pas­se a ope­rar o cri­me atra­vés de ou­tro. "A ban­di­da­gem es­tá mui­to na fren­te da po­lí­cia em ra­pi­dez de atu­a­ção. Nós fi­ca­mos de pés e mãos ata­dos pe­la bu­ro­cra­cia e quem per­de com is­to é a so­ci­e­da­de", fri­sa o de­le­ga­do.

O pro­mo­tor Geib­son Re­zen­de con­si­de­ra que os cri­mi­no­sos es­te­jam zom­ban­do da po­lí­cia, do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, da Jus­ti­ça e da so­ci­e­da­de. As es­ta­tís­ti­cas de pri­sões de tra­fi­can­tes se re­fle­tem nos fei­tos que che­gam cons­tan­te­men­te na Jus­ti­ça. Geibson Rezende é ti­tu­lar de um Jui­za­do Es­pe­ci­al Cri­mi­nal, ins­tân­cia pa­ra on­de são man­da­dos in­di­ví­duos pre­sos clas­si­fi­ca­dos co­mo usu­á­rios.

So­men­te no jui­za­do on­de atua Geib­son a mé­dia é de 15 no­vos ca­sos por se­ma­na que che­gam pa­ra re­a­li­zar au­diên­cia de­pois de ter si­do fei­to o sim­pló­rio Ter­mo Cir­cun­stan­ci­a­do de Ocor­rên­cia (TCO). Em Go­i­â­nia exis­tem seis jui­za­dos es­pe­ci­ais cri­mi­nais, o que nos re­me­te à con­si­de­ra­ção de que são 60 ca­sos em ca­da um e 360 no to­tal, na mé­dia, ou mais de 4.320 to­do ano.

"A rein­ci­dên­cia é mui­to gran­de e os in­di­ví­duos pre­sos mais de uma vez que com­pa­re­cem ao jui­za­do a par­tir da se­gun­da vez já não têm mais me­do al­gum. Já acon­te­ceu o dis­pa­ra­te de um usu­á­rio di­zer na nos­sa ca­ra que não que­ria dei­xar de usar dro­ga de jei­to al­gum", ex­pli­ca o pro­mo­tor. A sen­sa­ção de im­pu­ni­da­de im­pul­si­o­na os in­di­ví­duos a com­prar dro­gas sem­pre, a tra­fi­car e não se in­ti­mi­dar com o apa­re­lho re­pres­sor.

Não bas­tas­se to­do es­se dis­pa­ra­te acon­te­cem as aber­ra­ções pro­du­zi­das pe­la pró­pria Jus­ti­ça co­mo no ca­so de des­clas­si­fi­car ti­pi­fi­ca­ções de trá­fi­co pa­ra uso pu­ra e sim­ples­men­te. Um in­di­ví­duo pre­so com 300 gra­mas de co­ca­í­na, quan­tia di­fí­cil de ser con­si­de­ra­da pa­ra uso pró­prio, te­ve sua qua­li­fi­ca­ção re­bai­xa­da pa­ra usu­á­rio, o que lhe ti­rou por com­ple­to o te­mor de ir pa­ra a ca­deia.

A pri­são tam­bém não se pres­ta a qual­quer efei­to pe­da­gó­gi­co pa­ra ini­bir a atu­a­ção de cri­mi­no­sos no trá­fi­co de en­tor­pe­cen­tes. Nos Es­ta­dos Uni­dos um tra­fi­can­te é ape­na­do em mé­dia a 23 anos de re­clu­são em re­gi­me fe­cha­do, di­fi­cil­men­te con­se­gue pro­gre­dir pa­ra um re­gi­me mais bran­do an­tes dos 15 anos e irá pa­ra a ca­deia tra­ba­lhar de fa­to. No Bra­sil a mé­dia das con­de­na­ções é de se­te a no­ve anos e com a pro­gres­são de re­gi­me ele fi­ca­rá no má­xi­mo dois anos no re­gi­me fe­cha­do, an­tes de ir pa­ra o se­mi-aber­to e daí pa­ra o re­tor­no à de­lin­quên­cia.

Em re­su­mo, leis frou­xas e que be­ne­fi­ci­am cri­mi­no­sos fa­zem a ale­gria de quem quer pro­gre­dir no cri­me e pro­vo­ca o de­ses­pe­ro da so­ci­e­da­de re­fém de si­tu­a­ções ab­sur­das. Na pe­núl­ti­ma se­ma­na de de­zem­bro do ano pas­sa­do em uma gran­de atu­a­ção de po­li­ci­ais da De­narc, sob o co­man­do do de­le­ga­do Izaí­as Pi­nhei­ro, pren­de­ram uma qua­dri­lha do Ma­to Gros­so que es­ta­va tra­zen­do 15 qui­los de pas­ta-ba­se de co­ca­í­na pa­ra Go­i­ás. Os tra­fi­can­tes con­se­gui­ram re­la­xar o fla­gran­te e fo­ram pas­sar as fes­tas em ca­sa. So­men­te de­pois que o in­qué­ri­to foi con­cluído, a Jus­ti­ça foi de­vi­da­men­te in­for­ma­da da des­fa­ça­tez com que os ban­di­dos tra­ta­vam o ju­iz, que re­la­xou sua pri­são. A pri­são foi man­ti­da mas nin­guém mais foi pre­so.

PAR­TE MAIS NE­VRÁL­GI­CA DA LEI QUE DES­PE­NA­LI­ZA O USO DE EN­TOR­PE­CEN­TE

CA­PÍ­TU­LO III

DOS CRI­MES E DAS PE­NAS

Art. 27...

Art. 28. Quem ad­qui­rir, guar­dar, ti­ver em de­pó­si­to, tran­spor­tar ou trou­xer con­si­go, pa­ra con­su­mo pes­so­al, dro­gas sem au­to­ri­za­ção ou em de­sa­cor­do com de­ter­mi­na­ção le­gal ou re­gu­la­men­tar se­rá sub­me­ti­do às se­guin­tes pe­nas:

I — ad­ver­tên­cia so­bre os efei­tos das dro­gas;

II — pres­ta­ção de ser­vi­ços à co­mu­ni­da­de;

III — me­di­da edu­ca­ti­va de com­pa­re­ci­men­to a pro­gra­ma ou cur­so edu­ca­ti­vo.

' 1º Às mes­mas me­di­das sub­me­te-se quem, pa­ra seu con­su­mo pes­so­al, se­meia, cul­ti­va ou co­lhe plan­tas des­ti­na­das à pre­pa­ra­ção de pe­que­na quan­ti­da­de de sub­stân­cia ou pro­du­to ca­paz de cau­sar de­pen­dên­cia fí­si­ca ou psí­qui­ca.

' 2º Pa­ra de­ter­mi­nar se a dro­ga des­ti­na­va-se a con­su­mo pes­so­al, o ju­iz aten­de­rá à na­tu­re­za e à quan­ti­da­de da sub­stân­cia apre­en­di­da, ao lo­cal e às con­di­ções em que se de­sen­vol­veu a ação, às cir­cun­stân­cias so­ci­ais e pes­so­ais, bem co­mo à con­du­ta e aos an­te­ce­den­tes do agen­te.

' 3º As pe­nas pre­vis­tas nos in­ci­sos II e III do ca­put des­te ar­ti­go se­rão apli­ca­das pe­lo pra­zo má­xi­mo de 5 (cin­co) mes­es.

' 4º Em ca­so de rein­ci­dên­cia, as pe­nas pre­vis­tas nos in­ci­sos II e III do ca­put des­te ar­ti­go se­rão apli­ca­das pe­lo pra­zo má­xi­mo de 10 (dez) mes­es.

' 5º A pres­ta­ção de ser­vi­ços à co­mu­ni­da­de se­rá cum­pri­da em pro­gra­mas co­mu­ni­tá­rios, en­ti­da­des edu­ca­cio­nais ou as­sis­ten­ci­ais, hos­pi­tais, es­ta­be­le­ci­men­tos con­gê­ne­res, pú­bli­cos ou pri­va­dos sem fins lu­cra­ti­vos, que se ocu­pem, pre­fe­ren­ci­al­men­te, da pre­ven­ção do con­su­mo ou da re­cu­pe­ra­ção de usu­á­rios e de­pen­den­tes de dro­gas.

' 6º Pa­ra ga­ran­tia do cum­pri­men­to das me­di­das edu­ca­ti­vas a que se re­fe­re o ca­put, nos in­ci­sos I, II e III, a que in­jus­ti­fi­ca­da­men­te se re­cu­se o agen­te, po­de­rá o ju­iz sub­me­tê-lo, su­ces­si­va­men­te a:

I - ad­mo­es­ta­ção ver­bal;

II - mul­ta.

' 7º O ju­iz de­ter­mi­na­rá ao Po­der Pú­bli­co que co­lo­que à dis­po­si­ção do in­fra­tor, gra­tui­ta­men­te, es­ta­be­le­ci­men­to de sa­ú­de, pre­fe­ren­ci­al­men­te am­bu­la­to­ri­al, pa­ra tra­ta­men­to es­pe­cia­li­za­do