Artigos UGOPOCI

Segurança pública é responsabilidade de todos - 05/09/2009

Diário da Manhã - Opinião - Dia 05/09/2009

 

 

 É tanta violência e barbaridade que não dá pra acreditar. E o pior é que para aliviar o choque, pensamos que tudo aquilo só acontece com os vizinhos e os menos desavisados.

 

Negativo, estamos todos no mesmo barco! Qualquer um está sujeito a fazer parte das estatísticas policiais. Da mesma forma, não adianta mandar estampar o rosto da provável vítima em cartazes e camisetas cobrando responsabilidade de alguém. O que pode ser feito é seguir os exemplos de muitos cidadãos de bem e de outros segmentos organizados e instituições como o Rotary (clube de serviço) que levam a sério as recomendações da polícia. Esta diz que a maioria dos roubos, crimes e violência em geral ocorrem pelo descuido e despreparo do cidadão que facilita a ação dos bandidos.

 

Em função desta conhecida tática, e mesmo não sendo uma autoridade neste assunto, gostaria de sugerir a todos aqueles que quiserem colaborar com a polícia para fazer uso do Disk- Denúncia ou manter de forma participativa os Consegs do seu bairro, setor ou região funcionando. Estas são as armas que os bandidos e contraventores mais temem.

 

A conversa de que o combate à criminalidade é responsabilidade da polícia é um grande papo-furado. Em qualquer parte do mundo, quando não há integração (parceria) da comunidade e polícia, não adianta ter um aparato bélico e muito menos equipamentos e armamentos de última geração porque a coisa não funciona. Como já aconteceu em várias partes do mundo, principalmente, em países ricos onde existem recursos para esse fim, e quando se fala em qualidade de vida, o item segurança deveria vir em primeiro lugar.

 

Em nossas reuniões semanais para tratar de assuntos rotários, sempre colocamos em discussão temas como segurança pública. Logo após a sua posse, o atual comandante -geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, Coronel Carlos Antonio Elias, foi convidado por nós, rotarianos, para que ele dissesse o que poderíamos fazer para ajudá-lo nesta empreitada, pois todos sabem que a nossa Polícia Militar é referência nacional, em termos de modernidade e eficiência.

 

Outra iniciativa dos rotarianos que ainda dá grandes resultados em termos de segurança pública ocorreu em 2002 quando o Rotary União Campineira foi fundado e dava os primeiros passos como clube de serviço no bairro de Campinas. Naquela oportunidade, o delegado titular do 5° Distrito Policial, dr.Euro Messias, atendendo o nosso apelo, conseguiu que fossem instaladas as primeiras câmeras de monitoramento na Avenida 24 de Outubro. A ação fez com que o índice de roubos e assaltos ficassem próximo de zero, o que levou à instalação do equipamento em outras regiões comerciais de nossa capital.

 

Outro fato que merece ser registrado é a mudança da sede do 5° Distrito Policial de Campinas, há muito tempo pleiteada junto à Secretaria de Segurança Pública tendo em vista que as antigas instalações não atendiam mais as nossas necessidades. Mais uma vez fomos atendidos. Hoje, a delegacia está funcionando em lugar amplo, de fácil estacionamento.

 

Como os nobres leitores deste conceituado jornal podem ver, nós, os rotarianos, sempre fizemos a nossa parte e esperamos que todo cidadão de bem, pai de família e a sociedade civil em geral façam o mesmo. Segurança pública é responsabilidade de todos, e para refletir, vamos apelar para este velho dito popular: “Depois que ladrão entra, não adianta por tranca na porta”.

 

 

 

Antonio Meneghello é presidente do Rotary de Goiânia 24 de Outubro