Artigos UGOPOCI

DELEGACIA VIRTUAL – UMA REALIDADE - 28/09/2009

 

 

             Tenho convicção plena de que é preciso inovar a cada dia visando melhorar o serviço prestado à sociedade, bem como ao mesmo tempo aproximá-la o quanto possível da organização policial. Diante das várias ponderações sobre qualidade e disponibilidade dos serviços prestados, não há dúvida que a Diretoria Geral da Polícia Civil, através de setor específico acertou em criar a DELEGACIA VIRTUAL, merecendo o reconhecimento de toda a sociedade ao disponibilizar via internet um serviço aparentemente comum, mas bastante solicitado nas delegacias convencionais (Distritos Policiais).

            Esta inovação vai ao encontro dos anseios da população, vez que facilita sobremaneira  a confecção de um Boletim de Ocorrência, podendo o cidadão fazê-lo do seu local de trabalho e, até mesmo do conforto do seu lar, o que se traduz no mínimo em maior comodidade, evita espera, deslocamento e etc. Para tanto, basta estar atento aos dados necessários  para o preenchimento dos campos solicitados quando do registro via internet.

            Conforme divulgado (EM 12/09/09 no site da Polícia Civil), já é possível o cidadão registrar ocorrências sobre: FURTO DE OBJETOS, FURTO DE CELULAR, FURTO DE DOCUMENTOS, PERDA DE DOCUMENTOS E DESAPARECIMENTO DE PSESSOAS. Diga-se, estão dentre as espécies de ocorrências com maior incidência no cotidiano das delegacias convencionais.

            Para a polícia também é positivo, apenas como exemplo: gera economia, tempo, pessoal em vista de que um pequeno número de funcionários fará a triagem das ocorrências feitas pela internet e a elas darão destinação, com as providências necessárias para cada caso apresentado.  Inclusive as vítimas terão informações sobre as medidas adotadas, o que será feito por e-mail. Não há como negar, trata-se de um avanço, ganha a polícia, ganha a sociedade, é o Estado presente, intervindo de forma positiva na vida do cidadão.

            São medidas como essas, simples, mas com grande alcance social, que diferencia o administrador público, que ao agir visando propiciar a melhoria do serviço público que oferece, esta cumprindo o seu mister de bem servir a sociedade. Não há dúvidas, as novas modalidades de comunicação, a cada dia ganha mais força e espaço no cenário mundial, não tem volta, agora não apenas a iniciativa privada, mas igualmente os entes públicos estarão obrigados a inserir-se nesse novo contexto de comunicação e transmissão de dados.

            Ao mesmo tempo em que parabenizamos pela iniciativa inovadora da Diretoria Geral da Polícia Civil de Goiás e equipe responsável pelo planejamento e implantação do projeto, destacamos que outros projetos devem ser implementados o quanto antes. Está provado que é possível, o exemplo está aí.

            Quem necessitar fazer Boletim de Ocorrência que estejam no rol apresentado acima, basta acessar o site da Polícia Civil de Goiás (www.policiacivil.go.gov.br) em seguida clique em Delegacia Virtual e siga os caminhos indicados.

            Apenas como sugestão, parece-me que os recursos de mídia não explorados a contento, tenho falado com várias pessoas sobre a Delegacia Virtual, a maioria esmagadora não sabe de sua existência, é certo que por ser tão nova não seja de fato conhecida, mas penso que esta faltando uma melhor divulgação, tanto no meio policial quanto para a população. Vale a pena intensificar a divulgação.

 

 

José Virgílio Dias de Sousa

Agente de Polícia

Vice-Presidente da UGOPOCI.