Artigos UGOPOCI

Eleições OAB - 14/11/2009

Diário da Manhã - Opinião - Dia 14/11/2009

Licínio Barbosa * 

Conheço-o desde quando ele era, ainda, criança. Filho do caminhoneiro Rufino Benedito Cruz, que começou a dura lida com um caminhão, em Uberaba/MG, e, ao longo do tempo, já em Goiânia/GO, a partir  dos anos 1960, proprietário de uma pequena frota de caminhões, transportando mercadorias do Rio Grande do Sul ao Pará e outros destinos deste vasto País. Desde cedo, estabeleceu-se estreita relação de amizade entre mim e Rufino, tendo como lastro a Maçonaria, personificada na Loja Maçônica “Educação e Moral” N.º 8, pilar da Grande Loja do Estado de Goiás. Tal a fortaleza de nossos laços de amizade que Rufino e sua esposa Wanda me convidaram para padrinho de batismo de seu primogênito, André, e para padrinho de seu casamento, celebrado, em noite memorável, na Igreja de São José, na Praça do Cruzeiro. André se fez administrador de empresas, e seguiu a carreira do magistério superior, nas Faculdades de Administração, de Goiânia, após proveitoso estágio nos Estados Unidos da América. Leon Deniz seguiu a carreira de  advogado. E, desde cedo, manifestou acentuados pendores para a política da corporação. Quando, em 1994, disputei a presidência da OQB/GO, em inolvidável campanha, Leon Deniz não se limitou a hipotecar-me, espontaneamente, seu entusiástico apoio. Fez mais, bem mais. Com seu espírito empreendedor, e seu atilado senso midiático: mandou confeccionar gigantesca faixa, com o “slogan” de minha campanha, e cingiu o edifício em que tinha, á época, seu Escritório Advocatício, atrás do Fórum. E, de lá, coordenou o movimento jovem de minha campanha.

Mais tarde, ligado ao movimento recreativo da corporação, criou e operacionalizou o Desporto no Clube dos Advogados, município de Aparecida de Goiânia, onde mostrou sua notável capacidade de aglutinação.

Na eleição de 2006, na OAB – GO. enfrentou, de peito aberto, a situação oligárquica, fazendo uma campanha de dar inveja a veteranos marqueteiros. E por pouco deixou de ganhar. Mas teve cerca de 43% dos votos válidos, credenciando-se, naturalmente, como o líder da oposição ao situacionismo carcomido. Com efeito, neste triênio,a OAB-GO esteve, durante quase todo o mandato, freqüentando as páginas policiais de Goiás e do País, com destacados representantes de sua equipe transportados, algemados, em camburões da Polícia Federal. O próprio presidente da OAB-GO foi processado, criminalmente, perante a Justiça Federal, somente se livrando da condenação pelo enorme prestígio da corporação em todo o território nacional, conquistado com enormes sacrifícios da entidade.

Agora, no limiar do pleito de 19 de novembro, Leon Deniz retorna ao campo de  luta, após visitar todas as 38 Subseções da OAB-GO em todo o território goiano, onde vem colhendo espontâneos apoios vigorosos que lhe prenunciam, ao lado da acentuada penetração junto às lideranças da Capital e do interior, expressiva vitória no pleito que se avizinha. Pois, desta feita, Leon Deniz, mais experiente, adotou a tática de começar a campanha por destroçar o adversário rompendo-lhe as fileiras, trazendo para a oposição legítima as mais expressivas figuras da situação. Em verdade, o apoio de Thales Jayme, ex-Secretário Geral e atual Conselheiro Federal (cargo que ocupei na gestão de Ismar Estulano Garcia), que lhe traz substancial reforço político-administrativo. Pelo que Leon o colocou na Vice-presidência, em sua Chapa. E, também, com propostas de Renovação nos métodos e nos objetivos a  alcançar. Dentre os métodos, o fim do instituto da reeleição, como ocorre no Conselho Federal da instituição. Com isso, detém-se o ímpeto de o presidente se perpetuar no poder.

Outros objetivos: a) – Interiorização dos benefícios aos advogados para garantir melhores condições isonômicas a todos os advogados goianos; b) – Criação do programa SOS Advogados 24 horas para receber denúncias de violações das prerrogativas profissionais; c) – Instituição da Ouvidoria Geral da OAB, com abrangência de todas as Subseções, a fim de facilitar a comunicação dos advogados com a entidade; d) – Implantação da OAB Itinerante, com reuniões periódicas do Conselho Seccional em todas as 38 Subseções, e nas que vierem a ser criadas; e) – Buscar maior representação da entidade perante os poderes constituídos; f) –  Otimizar a comunicação e o relacionamento da OAB com os associados; g) – Implantar cursos regulares de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, sob a égide da corporação.

Para dar maiores oportunidades a todos os advogados de administrarem a instituição, e a garantia de que o instituto da reeleição, repita-se, será banido de vez, como ocorre, desde a sua fundação, no Conselho Federal da OAB, onde uma única vez um presidente tentou a reeleição, e foi solenemente derrotado. E dezenas de outras propostas de inovações que a Chapa Renovação vai implantar, a partir de 1° de janeiro de 2010, com o apoio da maioria esmagadora dos advogados goianos.

* Licínio Barbosa é advogado criminalista, professor emérito da UFG, professor titular da  PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, membro efetivo do IAB – Instituto   dos Advogados Brasileiros/ Rio-RJ e membro   efetivo da Academia Goiana de Letras