Artigos UGOPOCI

Delegada Miriam e o erro a ser corrigido - 08/04/2010

O labirinto das promoções nos cargos públicos ainda  é um mar de incertezas. A falta de um critério íntegro, na clareza de pontuações com justificável zelo, incentiva o apadrinhamento, as bajulações e conchavos de ocasião. O sistema é tão confuso que injustiças entram no rol da normalidade. A luta por um sistema imparcial, fundamentado em regras transparentes, é uma reivindicação antiga, que dignificaria tanto os agraciados quanto as autoridades que chancelam as ascensões.
           
Inserido neste contexto, que não foi idealizado por ele, o Governador Alcides Rodrigues recentemente cometeu um erro que, felizmente,  pode ser corrigido. No processo de promoção a Delegado Classe Especial, a titular  da Delegacia de Mulheres, Dra. Miriam Borges de Oliveira, foi preterida a despeito de figurar na lista com a maior nota.
             
O desacerto foi tão inesperado que a profissional colocou o cargo à disposição. É bom deixar claro que os envolvidos no up-grade possuem méritos que não se questiona. A inclusão de Miriam Borges dignifica os que foram reconhecidos. È difícil aceitar sua ausência no rol dos elevados. Afinal de contas, segundo dados da Altus ( uma aliança Global de centros acadêmicos e organizações não governamentais)  e do  Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, a Delegacia da Mulher recebeu o título da melhor entre as que existem em Goiás.
           
O irretocável trabalho, o senso ético, e a dedicação de Miriam Borges são de amplo conhecimento da população. A revolta da xerife é compreensível. Quando esse artigo for publicado é possível que sua excelência já tenha corrigido o desaire. Sou testemunha de que Alcides não tem problemas em reavaliar suas posições. Criterioso nas ações, o Governador adota posições do bom cristão. Ao saber de fatos que justificam reavaliações não hesita em retroceder.
             
Várias entidades que representam as mulheres, assim como profissionais de diversos matizes, já se pronunciaram defendendo a delegada. Apesar dos que se deliciam em cercar informações, o Dr. Alcides já se enteirou  do assunto. Certamente vai entender o quanto essa servidora é importante para a comunidade. Seu retorno ao cargo tranqüiliza as famílias.
             
O episódio bem que podia ser útil na elaboração de critérios mais transparentes.  O chefe de Governo precisa de ferramentas adequadas que não seja conveniente a ninguém. Que se faça apenas justiça pelo mérito. Que todos os penduricalhos sejam desprezíveis e desprezados no momento das promoções.

Por Rosenwal Ferreira é jornalista e publicitário.

Fonte: Jornal Diário da Manhã, publicado no dia 07/04/10