Artigos UGOPOCI

DESAFIO PARA A NOVA SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS - 11/08/2010

DESAFIO PARA A NOVA SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS

O GOVERNADOR DO ESTADO DE GOIÁS nomeou uma nova Secretária de Segurança Pública. Trata-se de uma festejada DELEGADA DE POLÍCIA, cujo trabalho tem sido um verdadeiro exemplo.

Desejo sorte a nova secretaria de segurança pública, mas O POVO DO NOSSO ESTADO, a desafia a fazer o que os homens que já estiveram em seu lugar não foram homens suficientes  para realizar:

1 – Que atualize os conceitos da instituição, principalmente, no tocante aos seus pilares, cujas bases são: hierarquia e subordinação.  Suplico a nobre secretaria que erradique tal pensamento ARCAICO E MEDIEVAL, substituindo tais bases, por “respeito e responsabilidade”. Motivo – Nas melhores empresas, hierarquia e subordinação são coisas do passado. Em instituições modernas, todos sugerem, questionam, criticam e são diariamente criticados, inclusive os líderes, que quando genuínos, encontram nas críticas soluções para diversas questões administrativas e, até mesmo, visualizam novas oportunidades de negócios e melhorias.

2 – Que contrate administradores com formação específica em administração, para auxiliá-la na gestão de nossa instituição. Os melhores hospitais do Brasil, somente conseguiram atingir níveis excelentes, após afastaram médicos dos cargos de gestão. Faltam administradores na estrutura administrativa da Polícia Civil, não desmerecendo os delegados que sempre assumiram tal mister, mesmo sem conhecimentos e formação. Tenho comigo que O POVO GOIANO estaria muito melhor assistido, caso os delegados se ocupassem apenas de questões criminais e, que administradores de carreira, cuidassem da gestão de pessoas e recursos existentes em cada delegacia. Delegado, agente e escrivão não são administradores. As vezes até possuem boas idéias, que são desconhecidas de todos, pelo entrave criado pelos atuais e futuros finados, pilares da instituição, “hierarquia e subordinação”.

3 – Que ponha fim à VINGANÇA ADMINISTRATIVA, consubstanciada em retaliações de toda sorte, contra todos aqueles que insurgem contra “safadezas e desonestidades” que existem em toda e qualquer instituição. Sugiro que se insira no Regimento Interno da instituição, regra objetiva, onde, somente poderá haver punições ou transferência de servidores, com a aprovação de maioria dos membros da Delegacia, valendo o voto do Delegado, apenas como voto minerva. Motivo: Os servidores irão se organizar melhor e PÉSSIMOS AGENTES, ESCRIVÃES E DELEGADOS, não poderão se valer de “politicagens” nojentas impregnadas em nosso país, para coibir sugestões, críticas e melhorias para cada uma de nossas Delegacias.

4 – Que encontre meios para enviar mensalmente uma verba de pelo menos R$ 1.000,00 (um  mil reais) para as Delegacias, evitando que as pessoas e comerciantes sejam vitimas de extorsão diante da falta de papel higiênico, gás, pano de chão, tonner para impressoras, etc.  Motivo – Os brasileiros já suportam a maior carga tributária do universo,  tornando-se uma vergonha obrigar os cidadãos a sustentar necessidades básicas das delegacias.

5 – Que elimine grande parte dos ofícios, substituindo-os por e-mails. Que faça convênios com as instituições que recebem ofícios mensalmente, para que tais instituições criem um e-mail, para receber nossas requisições. Ofícios gastam papel, tempo e gasolina, enquanto os E-mails são gratuitos. Lembre a todos que nossas funções são simplesmente apurar materialidade e autoria, de forma, que 99% DAS BUROCRACIAS SÃO RIDÍCULAS E MESQUINHAS. Peça sugestões a todas as Delegacias, INCLUSIVE AOS ESCRIVÃES E AGENTES, visando verificar quais os ofícios e memorandos poderão ser substituídos por e-mails, assim como, quais as burocracias que poderão ser eliminadas. Vamos consultar o Judiciário, para verificar se podemos comunicar flagrantes por e-mail, evitando despesas com papel, gasolina e com corridas desesperadas aos fóruns, nos finais de dia. Vamos criar, sugerir, avançar, ser pioneiros. Vamos mostrar a nossa força e criatividade, vamos abandonar atitudes mesquinhas e pequenas. Somos humanos, somos superiores, somos os seres mais importantes do planeta.

Vamos criar meios para que o Ministério Público e o judiciário acompanhem nossos inquéritos pelo computador, podendo inclusive, requisitar diligências, agilizando e melhorando a justiça. Vamos captar sugestões, existem muitas sugestões, estancadas e assassinadas antes de nascer, pela opressão causada pelos pilares da instituição “hierarquia e subordinação”.

Este desafio é apenas o começo, espero sinceramente que a senhora integre em seus projetos esta singela sugestão, pois, todos, inclusive o governador, somos servidores, estamos aqui para servir o povo, com humildade, responsabilidade e respeito, assim, receba esta sugestão deste escrivão como a sugestão de alguém que tem parte da renda consumida pelos impostos, que são gastos em burocracias idiotas e sem necessidade.

No mais, ao iniciarmos uma nova greve, espero que a senhora se lembre que quando votamos no atual governador, esperávamos que nossas empresas fossem fomentadas e que novos investidores fossem atraídos para nosso Estado, tudo, visando suportar melhorias na SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, entretanto, nosso atual governador não adotou esta linha de trabalho, e, atualmente, TEM SIDO RESPONSÁVEL PELO ASSASSINATO de milhares de cidadãos em decorrência da falta de segurança.

Além de ser um homicida por omissão, o nobre governador tem roubado a dignidade das famílias dos professores, dos policiais e dos médicos deste Estado, pois, em alguns setores, enquanto o salário mínimo sofre reajustes anuais, os subsídios não são reajustados desde a eleição do nobre governante, desta forma, Sra. Secretária, não retalhe nossas novas greves, pois é a única forma que temos para socorrer os cidadãos que são assassinados pela falta de segurança, que morrem à míngua em nossos hospitais ou mesmo, que suportam o ônus da péssima educação, decorrente da falta de estímulo aos professores.

Obrigado Sra. Secretária pela atenção!

André Luiz Ramos dos Santos Gontijo Peixoto, escrivão de polícia, formado em Direito e pós-graduado em Direito Civil e Controladoria e finanças pela Universidade Federal de Uberlândia, portador de certificado de especialista em Mercado de Capitais.