Artigos UGOPOCI

Polícia Civil única e de todos - 03/02/2013

Ernesto Guevara de La Sierna, o Chê, ainda jovem, empreendeu uma viagem que partiu de Buenos Aires à Cidade do México, portanto transpassou toda a América Latina, dando-lhe ao final uma visão global das potencialidades e agruras do povo latino-americano. Em um livro, que relatou tal viagem, destacou sobremaneira um discurso feito num leprosário no Peru enquanto comemorava seu aniversário, dizia: “Somos muito poucos para nos dividirmos, tudo nos une, nada nos separa.”

Comentava sobre diferenças artificiais entre os países sulamericanos, e quão importante para ele era a união de nossos povos por um propósito único e humano.

Após um ano liderando esta surpreendente instituição que é a Polícia Civil goiana, enxergo, de forma cristalina, como aquela mensagem universal se aplica à nossa casa. Agentes, Escrivães e Delegados são partes inseparáveis de um ente que luta por Justiça e bem comum. Portanto, as vitórias de uns devem emocionar os outros, assim como as dores de muitos devem doer a todos nós, não como martírio, mas como forma de mobilizar toda nossa classe por melhorias gerais, irrestritas, abrangentes, de condições de trabalho, de relações interpessoais e profissionais, de progressão funcional e salarial. Nenhum de nós deve se sentir desprestigiado, sob pena de, como corpo único, sucumbirmos.

Neste espírito passei todo este ano tentando dar unicidade à nossa Polícia Civil, lutando por melhorias para todos, algumas atingidas, outras a atingir, devemos nos jubilar com as conquistas efetivadas e continuar, no próximo ano, a luta geral pelos avanços que ainda terão de vir, tais como piso salarial da Polícia Civil condizente com a importância de nossos profissionais e progressão contínua e meritória na carreira.

Ao final, dizia ainda Guevara: “Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário. Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”

Nós, Policiais Civis, nos indignamos e vamos além, agimos, isso nos une. Nada nos separa.

 

Autora: Adriana Sauthier Accorsi - Delegada da Policia Civil de Goiás