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REFORMA - 21/01/2008

Jornal Opção - Reportagens - De: 20 a 26 de janeiro de 2008

HÉLMITON PRATEADO

A tão pro­pa­la­da re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va que o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues es­tá im­plan­tan­do no Es­ta­do de­ve­rá ter um in­gre­di­en­te mais po­lí­ti­co a par­tir de ago­ra. A con­si­de­ra­ção de que o fi­gu­ri­no do Par­ti­do Pro­gres­sis­ta, agre­mia­ção do go­ver­na­dor e de seu staff po­lí­ti­co de­ve­rá as­su­mir pa­pel de des­ta­que foi anun­ci­a­do por fon­tes pa­la­cia­nas na sex­ta-fei­ra, 18.

Fre­qüen­ta­do­res do cír­cu­lo in­ter­no do Pa­lá­cio das Es­me­ral­das ex­pli­ca­m que gran­de par­te do que de­ve­rá ser im­ple­men­ta­do no âm­bi­to ad­mi­nis­tra­ti­vo pas­sa­rá obri­ga­to­ri­a­men­te pe­la ava­li­a­ção po­lí­ti­ca vi­san­do ade­quar o que pre­ci­sa ser fei­to na re­a­de­qua­ção ad­mi­nis­tra­ti­va de for­ma a não dis­tan­ci­ar a ges­tão dos ob­je­ti­vos po­lí­ti­cos do go­ver­no.

En­ten­da-se por eta­pa po­lí­ti­ca da re­for­ma no go­ver­no por im­ple­men­ta­ção de me­di­das e ob­je­ti­vos que es­te­jam no pro­gra­ma tra­ça­do por Al­ci­des Ro­dri­gues e sua equi­pe. A prin­ci­pal mu­dan­ça já es­tá em cur­so há mais tem­po. Tra­ta-se da con­cen­tra­ção de po­de­res em quem tem a mai­or res­pon­sa­bi­li­da­de so­bre as con­tas: o se­cre­tá­rio da Fa­zen­da, Jor­ce­li­no Bra­ga.

A Se­faz, com seu cor­po téc­ni­co, te­rá con­tro­le das fo­lhas de pa­ga­men­to de ina­ti­vos e pen­si­o­nis­tas do Es­ta­do, o Fun­do de Pre­vi­dên­cia, que con­so­me a ex­pres­si­va so­ma de 95 mi­lhões de re­ais por mês. O re­ca­das­tra­men­to le­va­do a efei­to nes­te mês po­de­rá mos­trar dis­tor­ções e ile­ga­li­da­des que se­rão cor­ri­gi­das de for­ma ci­rúr­gi­ca. Ain­da que cau­se trau­mas se­rá im­pres­cin­dí­vel pa­ra a ade­qua­ção das con­tas. En­tre ati­vos, ina­ti­vos e pen­si­o­nis­tas o vo­lu­me de ir­re­gu­la­ri­da­des cau­sou per­ple­xi­da­de aos téc­ni­cos res­pon­sá­veis por ave­ri­guar o re­ca­das­tra­men­to.

Apa­re­ce­ram ca­sos es­drú­xu­los de co­mis­sio­na­dos que fi­ze­ram o re­ca­das­tra­men­to pe­la in­ter­net e que es­tão nos Es­ta­dos Uni­dos e na Eu­ro­pa, pen­si­o­nis­tas que trans­fe­ri­ram o be­ne­fí­cio de for­ma ir­re­gu­lar pa­ra ter­cei­ros e apo­sen­ta­dos que re­ce­bem mui­to além do per­mi­ti­do em lei. Os al­tos sa­lá­ri­os tam­bém im­pres­sio­na­ram quem te­ve aces­so a es­ses da­dos. Tu­do is­to se­rá cor­ta­do on­de se fi­zer ne­ces­sá­rio e cor­ri­gi­do den­tro dos cri­té­rios tra­ça­dos pe­lo go­ver­no pa­ra não co­me­ter in­jus­ti­ças.

O exem­plo de que cor­tes na má­qui­na ad­mi­nis­tra­ti­va pa­ra en­xu­gar a fo­lha de pa­ga­men­to de­ve ser fei­to cri­te­ri­o­sa­men­te e sem me­do foi da­do pe­la pró­pria Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da. Em seus qua­dros mais de uma cen­te­na de car­gos de ge­rên­cia e su­pe­rin­ten­dên­cia fo­ram su­ma­ri­a­men­te ex­tin­tos pa­ra con­ter os gas­tos com pes­so­al. Os ser­vi­do­res que fi­cam te­rão de pro­du­zir mais e ra­ci­o­na­li­zar o cus­to ope­ra­ci­o­nal da má­qui­na ad­mi­nis­tra­ti­va que com­põ­em.

Al­guns ór­gã­os con­clu­í­ram a ne­go­ci­a­ção com os téc­ni­cos da Se­faz pa­ra im­ple­men­tar os cor­tes. Lu­iz Ed­gar Tol­li­ni e He­mer­son Fer­rei­ra fe­cha­ram com re­pre­sen­tan­tes de ou­tros ór­gã­os co­mo Age­com, Se­cre­ta­ria de Ci­da­da­nia, Age­pel, In­dús­tria e Co­mér­cio e Agri­cul­tu­ra a ma­te­má­ti­ca dos cor­tes que de­ve­rão ser fei­tos. Em mé­dia a na­va­lha atin­gi­rá 50 por cen­to dos car­gos co­mis­sio­na­dos de ca­rá­ter su­pe­ri­or (ge­rên­cia, su­pe­rin­ten­dên­cia de che­fia). Agro­de­fe­sa, por ter um qua­dro con­si­de­ra­do en­xu­to, é ex­ce­ção e não de­ve­rá so­frer o mes­mo vo­lu­me de cor­tes.

Es­pa­co

Co­mo po­lí­ti­ca é usu­al­men­te de­fi­ni­da co­mo "ar­te de ocu­par es­pa­ços" e não há va­cân­cia de po­si­ções que não se­jam ime­di­a­ta­men­te pre­en­chi­das há um fe­nô­me­no em cur­so na ad­mi­nis­tra­ção es­ta­du­al. Com a di­fi­cul­da­de de al­guns con­gres­sis­tas con­du­zi­rem uma po­lí­ti­ca de atra­ção de be­ne­fí­ci­os pa­ra Go­i­ás ou­tros que não se fa­zi­am pre­sen­tes com fre­qüên­cia se tor­nam fi­gu­ras pro­e­mi­nen­tes no ce­ná­rio po­lí­ti­co.

É o ca­so do de­pu­ta­do fe­de­ral Ru­bens Oto­ni (PT). Du­ran­te a pri­mei­ra fa­se do Tem­po No­vo, Oto­ni apa­re­cia pou­co nos cír­cu­los do go­ver­no es­ta­du­al, pe­la sim­ples ra­zão de que jun­to ao PSDB seu es­pa­ço era res­tri­to. Com o fa­to de o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues ocu­par o prin­ci­pal pos­to e per­ten­cer ao PP, par­ti­do da ba­se de apoio ao pre­si­den­te Lu­la, Oto­ni se tor­nou in­ter­lo­cu­tor pri­vi­le­gi­a­do jun­to ao go­ver­na­dor e seu cír­cu­lo de go­ver­no.

Ho­je Ru­bens Oto­ni é ci­ta­do co­mo um su­perde­pu­ta­do, pe­la de­sen­vol­tu­ra com que ar­ti­cu­la com o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues e con­se­gue ma­te­ri­a­li­zar be­ne­fí­ci­os pa­ra o Es­ta­do. Por su­as mãos, in­flu­ên­cia e ne­go­ci­a­ção fo­ram efe­ti­va­das as ne­go­ci­a­ções de dí­vi­das da Sa­ne­a­go e da Celg, além de ou­tras tan­tas ver­bas pol­pu­das e im­pres­cin­dí­veis à con­so­li­da­ção da aju­da do go­ver­no fe­de­ral pa­ra Go­i­ás. Sem me­do de er­rar ci­tam Ru­bens Oto­ni co­mo ten­do uma atu­a­ção de go­ver­no sem ser go­ver­no. Pu­ra iro­nia pa­ra um de­pu­ta­do do PT, par­ti­do que ja­mais te­ve des­ta­ca­da dis­tin­ção no Pa­lá­cio das Es­me­ral­das.

Es­sa apro­xi­ma­ção, al­ta­men­te fa­vo­rá­vel pa­ra o go­ver­no e pa­ra o de­pu­ta­do, for­ma­ta a aju­da fe­de­ral pro­me­ti­da pe­lo Pla­nal­to pa­ra a mo­der­ni­za­ção pre­ten­di­da por Al­ci­des. Es­se fa­to po­de­rá re­dun­dar em uma am­pli­a­ção da ali­an­ça do PT com o PP e ou­tros par­ti­dos que fi­gu­ram nos dois cír­cu­los, a exem­plo do PTB e PR. A con­se­qüên­cia des­se fe­nô­me­no po­de­rá ser o in­gre­di­en­te ne­ces­sá­rio pa­ra efe­ti­var uma pre­ten­sa can­di­da­tu­ra de Oto­ni à Pre­fei­tu­ra de Aná­po­lis.