Fundada em 06 de Janeiro de 1978

UGOPOCI

UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS

TRABALHO DESEMPENHADO PELAS FORÇAS DE SEGURANÇA SALVA VIDAS E GARANTE LIBERDADE AO CIDADÃO, RECONHECE CAIADO

Governador Ronaldo Caiado. Foto: Cristiano Borges

De acordo com o Observatório de Segurança Pública, todos os crimes violentos estão em queda expressiva desde o início da atual gestão. Durante os últimos 24 meses, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) mostraram uma redução de 30,9%, quando comparado os números de 2020 com os registros do cenário encontrado pela nova administração, ou seja, de 2018. “Esses números significam vidas que foram preservadas, respeito e liberdade para o cidadão andar e caminhar com sua família”, endossa o governador Ronaldo Caiado diante dos indicadores apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO).

O CVLI é uma metodologia de aferição adotada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e integra as ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Levando em consideração a redução acumulada da nova administração (2020 comparado com 2018), os casos de assassinato caíram 28,8%, de latrocínio recuaram 56,2% e lesão corporal seguida de morte apresentou queda de 63,9%. Esses percentuais significam muito mais que compromisso de gestão. Os números representam vidas que foram salvas com as novas estratégias de segurança que foram implantadas. A redução apontada no acumulado dos 24 meses indica que pelo menos 704 vidas foram preservadas no Estado de Goiás.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), uma família brasileira é composta em média por 3,7 pessoas (esse valor é uma estimativa). Se multiplicarmos o número de vidas preservadas, pelo número médio de representação de uma constituição familiar, podemos dizer que mais de 2.500 pessoas foram poupadas, nos últimos dois anos, do sofrimento de perder um ente querido vítima de latrocínio, assassinato, ou lesão corporal seguida de morte. Diante desse cenário, o governador Ronaldo Caiado enalteceu o empenho das forças de segurança. “O meu reconhecimento de gratidão, de eterna certeza de que nós vamos chegar ao final do nosso governo com resultados em que o cidadão vai poder viver com total tranquilidade”, disse.

Essa diminuição contínua dos números reflete a excelência do trabalho desempenhado pelas forças policiais e a eficácia das estratégias adotadas pela gestão do Estado nos últimos 24 meses, que tem se baseado em decisões absolutamente técnicas e com apoio da nova filosofia implantada: integração, inteligência e integridade. Para se ter ideia, os registros de homicídios em 2020 foram os menores da última década. Segundo o chefe da SSP-GO, Rodney Miranda, a “sustentabilidade dos números é uma luta diária” e que, por isso, o foco é trabalhar para zerar o registro de crimes no Estado.

“Nós temos números muito bons de redução, mas nós temos que buscar sempre o zero crime e nós vamos continuar trabalhando nesse sentido. Desde o primeiro dia aqui no Estado de Goiás eu falei: ‘não se comemora redução de crime’. Mas um dia nós vamos comemorar o zero total”, afirmou. Para alcançar o resultado desejado, novas estratégias deverão ser adotadas. “Nós estamos seguindo um planejamento aprovado pelo governador, ainda na transição. Então teremos medidas novas, dentro desse mesmo parâmetro de combate a crimes violentos” comentou o secretário.

Números de 2020

Se levado em consideração apenas os números de 2020 na comparação com os dados de 2019, a queda em relação aos crimes violentos letais intencionais em Goiás é de 10,4%. Os homicídios, por exemplo, diminuíram 9,39%, assim como latrocínios, que caíram 22% e os registros de lesão corporal seguida de morte, que recuaram 38,9%.

Os números são uma resposta do Governo de Goiás, que tem deixado claro que não há espaço para que a criminalidade haja no Estado. As forças de segurança pública trabalham diuturnamente com um único objetivo: devolver Goiás aos goianos. “Esses resultados são qualidade de vida para a nossa população e vem do trabalho de centenas de milhares de mãos juntas. Então muito mais que os números de redução, a percepção da população, é de que hoje há segurança pública no Estado de Goiás”, destacou Rodney Miranda.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás



A UGOPOCI

Nascida de um ideal de aproximação da família policial, revivida de esforços coletivos e abnegada dedicação, criou-se a Associação da Polícia Civil…

A UGOPOCI
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nossos contatos
(62) 3225-4215
(62) 3225-4216
ugopoci@yahoo.com.br
End: Rua 66, nº 138, Centro – Goiânia – GO

2022 – UGOPOCI – CNPJ: 02.627.974/0001-25 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prime Tecnologias